Notícias

Live com brasileiro sobrevivente do Holocausto emociona espectadores no “Dia da Lembrança”


Para marcar o "Dia Municipal da Lembrança", data que homenageia as vítimas do Holocausto e que tem como objetivo conscientizar a sociedade da importância da defesa da vida e do combate à intolerância, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, através do Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promoveu uma live com o senhor Andor Stern, único brasileiro nato que passou por Auschwitz e mais dois campos de concentração.

Por uma hora e meia, o sr. Stern, que tem 92 anos, relembrou os dias em que foi escravo em campos de concentração e emocionou espectadores com relatos fortes. Quem assistiu à live pode enviar perguntas que foram feitas através do presidente da Câmara, Dr. Ricardo Giordani, que também é o autor da Lei Municipal Nº Nº 2032/2018, que institui o “Dia Municipal da Lembrança”. A live contou ainda com a participação do especialista em Holocausto Marcio Pitliuk.

Andor Stern declarou, após ser questionado sobre como se sentia em relação ao terror que vivenciou, que “o ódio é a maior estupidez, seria pior para mim [odiar pessoas]. Não perdoei, mas também não acuso ninguém”. Ele também lembrou que “milhares e milhares de alemães deram suas vidas para salvar judeus” e afirmou que o “Holocausto nunca terminou, até hoje acontece no mundo inteiro, gente se matando ao invés de se cuidar e se respeitar”.

Ao ser questionado sobre o antissemitismo, que é a discriminação ao povo judeu, Stern declarou que “o homem continua na caverna em determinadas situações”, e comparou a antissemitismo a outras situações de preconceito: “quem sofre, não tem culpa”.

Para o presidente da Câmara, Dr. Ricardo Giordani, o relado do senhor Andor Stern é um lembrete ao mundo de que é necessário manter a história viva para que este tipo de atrocidade nunca mais ocorra. Holocausto foi o genocídio por motivação étnica de cerca de 6 milhões de judeus que ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial patrocinada pelo Estado Nazista sob o comando do ditador Adolf Hitler.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Itu, do Memorial do Holocausto de São Paulo, Museu do Holocausto em Israel, Clube Hebraica e Federação Israelita do Estado de São Paulo.

A live do Dia Municipal da Lembrança permanece disponível no canal do Instituto do Legislativo Ituano no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=k32D_A3ZHh8&feature=youtu.be


Outras Notícias

Fique por dentro
Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.