Vereadores Mirins tomam posse em Sessão Solene na Câmara de Itu

Publicado em: 23 de março de 2017

 

 

 

 

Na noite do último dia 22 de março, os alunos eleitos em 13 escolas (02 municipais, 08 estaduais e 03 particulares) tomaram posse dos seus cargos como Vereadores Mirins. O mandato que se iniciou terá duração de seis meses.

 

A Solenidade contou com grande público, os pais, professores, coordenadores e diretores das escolas estiveram em peso para prestigiar seus alunos. O Secretário de Educação Walmir Eduardo da Silva Scaravelli, a Secretária de Promoção Social Anelise Barbosa, Vera Portela Chefe de Gabinete do Secretário de Educação, a Supervisora Silvia Martins Rodrigues e o Professor Coordenador Rodolfo Jacob Hessel, ambos da Diretoria de Ensino de Itu estiveram presentes como parceiros do projeto Vereador Mirim.

 

Os Vereadores Mirins contaram também com a presença do Presidente José Galvão e dos Vereadores: Dito Roque, Dr. Henrique de Paula Santos, Luciano do SECOM, Mané da Saúde, Maria do Carmo Piunti, Macruz, Thiago Gonçales e Wilson da Farmácia. Os Vereadores mostrara-se muito satisfeitos com a posse dos Vereadores Mirins,  destacaram a importância deste projeto na construção da cidadania, na participação política dos estudantes e colocaram-se a disposição dos Vereadores Mirins e das escolas para contribuir e ajuda-los na construção de seus projetos.

 

Os estudantes da 1ª Legislatura do 1ºsemestre de 2017 serão a partir de agora capacitados no ILI a respeito da Câmara de Itu, do Legislativo, o papel do Vereador, os Poderes municipais entre outros temas de relevância.  

 

Após está capacitação os Vereadores Mirins participarão da Sessão de Eleição da Mesa Diretora Mirim. Os alunos devem apresentar suas chapas e concorrerem pelos cargos das mesas e as formações das comissões. A partir deste momento será realizado um sorteio entre os alunos para o apadrinhamento de cada Vereador Mirim por um Vereador que o instruirá na construção de uma propositura que será apresentada em plenário mirim e correrá como todo o tramite convencional da Câmara, ou seja, os Vereadores Mirins iram realizar 03 Sessões Ordinárias: 1ª apresentação dos Projetos, 2ª Primeira Discussão e a 3ª Segunda Discussão. Durante este período o projeto será avaliado pelo jurídico da Casa para orientar os estudantes e passará por aprovação das comissões mirins que serão orientadas pelos Vereadores.

 

No final do projeto, aquelas proposituras que estiverem de acordo com as demandas da comunidade que estão envolvidas e tiverem aprovação do jurídico da Câmara, serão apresentadas pelos Vereadores em Plenário.

 

 

O PROJETO

 

O projeto VEREADOR MIRIM visa proporcionar aos jovens estudantes, “Vereadores Mirins”, aprenderem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e terem base de conhecimento para avaliarem o papel do Vereador no munícipio e a comunidade.

 

OBJETIVO

 

Tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de comprometer, inovar e transformar politicamente a realidade. Os Vereadores Mirins, estudantes do Ensino Fundamental, escolhidos e eleitos em suas escolas, podem defender suas posições, fazerem discursos, polemizarem e efetivamente, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária. Durante seu mandato, o Vereador mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do Legislativo junto à comunidade onde o mesmo reside.

 

O resultado esperado é o fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade política entre os jovens estudantes que participarem das atividades, reconhecendo o valor do voto, e, sobretudo, que serão sabedores da diferença entre política e politicagem.

 

O projeto já existe em muitos municípios do Brasil e foi idealizado através do ILI – Instituto do Legislativo Ituano pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, e apresentado pelo Vereador José Josimar Ribeiro da Costa,  porém não havia sido implementado na cidade. Com a nova legislatura o projeto voltou a ser avaliado com pequenas modificações, alterado na Lei nº 1876 de fevereiro de 2017, apresentado pelo Vereador José Galvão Moreira Filho.

 

VEREADORES MIRINS EMPOSSADOS

 

 

ESCOLAS PARTICIPANTES

REDE

SÉRIE

NOME DO VEREADOR MIRIM

EE Rosa Maria Madeira Marques Freire

Estadual

9º ano

Andreza Dias de Moraes

EE  Cícero Siqueira Campos

Estadual

9º ano

Gabriel Lima Borges da Silva

Colégio Anglo

Particular

9º ano

João Pedro Bregagnolo Augusto

EE Regente Feijó

Estadual

8º ano

Jheniffer Cristiny Oliveira Gonçalves

EE Sylvia de Paula Leite Bauer

Estadual

8º ano

Aline Aparecida Rufato

Colégio Forte Castelo

Particular

8º ano

Julia Vitória Brilhante Freitas

Escola Estadual Pery Guarany Blackman

Municipal

8º ano

Alice de Brito Viana

EE Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel

Estadual

7º ano

Gabriella Cardoso Rodrigues

EE João Navarro

Estadual

7º ano

Maria Eduarda Pereira Martins

Colégio Objetivo

Particular

7º ano

João Vitor Moraes Leite

EE Cesário Motta

Estadual

6º ano

Analice Ventura Balsan

EMEF Carolina Macedo

Municipal

5º ano

Jennifer Leal Pereira

EMEF Olga Benário Prestes

Municipal

5º ano

Beatriz Borges Bittencourt

 

 


Cadastre-se e receba notícias em seu email