Formatura de Vereadores Mirins da Estância Turística de Itu reúne autoridades e aponta caminhos para futuro

Em projeto, estudantes puderam aprender e simular as atividades da Câmara de Vereadores

Publicado em: 03 de julho de 2017

Depois de um semestre de aprendizado, os Vereadores Mirins da Estância Turística de Itu encerraram sua 1ª Legislatura com formatura. O evento, realizado no último sábado, dia 1º de julho, no Espaço Fábrica São Luiz, reuniu autoridades, familiares e representantes das escolas participantes. Na ocasião, os vereadores mirins puderam apresentar seus projetos aos convidados e receberam o diploma que coroou seus esforços.

Prestigiaram a solenidade o Presidente da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, Dr. José Galvão, o Vice-prefeito Dr. Caio José Carlos Silveira Gaiane, representando o Prefeito da Estância Turística de Itu, Dr. Guilherme Gazzola, o Deputado Estadual, Rodrigo Moraes, os Vereadores Dito Roque, Giva, Dr. Henrique de Paula Santos, Rodrigo Macruz, Mané da Saúde, Maria do Carmo Piunti, Normino da Rádio, Dr. Sérgio Castanheira, Thiago Gonçales e Wilson da Farmácia.

A cerimônia contou ainda com a presença da Vereadora Noemi Medeiros Bernardes, representando o presidente da Câmara de Cabreúva, Antônio Carlos Mangini, e do Dirigente Regional de Ensino Claudemir Braz.

Para a vereadora e presidente da mesa mirim, Andressa Dias de Moraes, 14 anos, da E.E. Profª Rosa Maria Madeira Marques Freire, o projeto tem papel influenciador. “É uma experiência sobre a política, na nossa idade, a gente não se importa com política e o projeto faz despertar esse interesse”, afirma.

Já para a vereadora mirim Analice Ventur Balsan, 10 anos, da E.E. Dr. Cesário Motta, a experiência foi além e quebrou paradigmas: “muitas pessoas acham que a política é só roubo, mentira, mas o projeto mostrou que não é assim, que depende da pessoa, é a pessoa que faz a política”.

Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto, que é organizado e coordenado pelo Instituto Legislativo Ituano (ILI), envolveu 13 estudantes de escolas da rede pública e particular da Estância Turística de Itu e teve como objetivo fortalecer a cidadania e promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo.

Os alunos das escolas selecionadas fizeram suas campanhas e os mais votados foram eleitos vereadores mirins. Em seguida, eles puderam aprender como funciona a estrutura legislativa da cidade, visitaram a Prefeitura e a Câmara, assistiram palestras e sanaram suas dúvidas. Houve cerimônia de posse, eleição da mesa e, através de sorteio, os 13 Vereadores da Câmara de Itu apadrinharam os estudantes.

Depois de conhecer os processos, foi a vez de colocar em prática o aprendizado. Com base nas ideias que os trouxeram ao cargo e nas demandas de suas escolas e regiões, os vereadores mirins elaboraram projetos que poderiam impactar positivamente a sociedade, desde uma horta na escola até projetos de adoção consciente de animais. A redação dos projetos contou com auxílio dos Vereadores padrinhos e diretoria das escolas. Depois de protocolados, os textos foram encaminhados ao Departamento Jurídico para aprovação.

No dia 09 de junho ocorreu a 1ª Sessão Ordinária Mirim, na qual Vereador e vereador mirim sentaram-se lado a lado aprender a dinâmica das sessões. Em seguida, no dia 21 de junho, foi a vez de os vereadores mirins, sozinhos, realizarem a 2ª Sessão Ordinária Mirim e discutirem os projetos.

Para o vereador mirim João Pedro Bregagnolo Augusto, 14 anos, do Colégio Cidade de Itu - Anglo, as atividades refletirão no seu desenvolvimento como cidadão. “O projeto foi muito importante para mim, ele possibilitou para a gente coisas que eu nunca imaginaria que poderia fazer e aprender. Eu sei que isso vai influenciar bastante no meu futuro, me fez ser uma pessoa melhor, uma pessoa que vai saber lidar com as situações quando elas acontecerem”.

No segundo semestre, a 2ª Legislatura Mirim será formada com alunos de outras escolas. As atividades iniciam-se em agosto. 

Confira as fotos da formatura clicando aqui.

 

 


Cadastre-se e receba notícias em seu email