Escola Cidadã: conheça o projeto

Objetivo é conscientizar os estudantes sobre ações sociais através da arrecadação de alimentos

Publicado em: 21 de agosto de 2017

Na tarde do dia 17 de agosto, ocorreu o lançamento do Projeto Escola Cidadã. Na solenidade, realizada no 2º GAC L – Regimento Deodoro, o professor do Colégio Objetivo Henrique Frey, um dos idealizadores, contou sobre as aulas de sociologia que levaram os alunos a discutir o problema da fome. A partir deste debate, surgiu a ideia de realizar um trabalho de arrecadação de alimentos nas escolas.

O projeto chegou à Câmara através do Vereador Wilson da Farmácia, foi aprovado por unanimidade e agora é promovido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI). De acordo com o Vereador Wilson, além do estímulo à cidadania, o projeto também irá debater temas importantes para a formação dos estudantes através de palestras, como combate às drogas e descarte correto do lixo. Todas as escolas interessadas podem participar e, para se inscrever, basta preencher o cadastro em http://www.camaraitu.sp.gov.br/FaleConosco/InscricaoIliCompleta.

Os alimentos serão repassados para o Fundo Social de Solidariedade de Itu (Funssol). A representante do Funssol, Roberta Albanese, destacou que muitos funcionários da Prefeitura colaboram com a doação da cesta básica, porém, agora os funcionários poderão optar por receber um cartão de alimentação, então a tendência é que as doações diminuam nos próximos meses. “O Projeto irá suprir esta demanda e tem potencial para ultrapassar as metas estabelecidas”. De acordo com a Presidente do ILI, Charlene Sousa, caso as doações ultrapassem a necessidade do Fundo Social de Solidariedade, uma instituição será selecionada para receber o excedente.

Compuseram a mesa o Presidente da Câmara, Dr. José Galvão, os Vereadores Thiago Gonçales e Wilson da Farmácia, o Coronel Erb Lyra, o Secretário da Educação, Walmir Eduardo da Silva Scaravelli, a Diretora da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, Anelise Barbosa, a Presidente do ILI, Charlene Sousa, a representante da Funssol, Roberta Albanese, a Professora e Vice-Presidente da Acadil, Maria Ângela Pimentel Mageon Elias, representando a sociedade civil organizada, e o Professor Henrique Frey, do Colégio Objetivo. Na ocasião também foi apresentado o Conselho do projeto, que terá a missão de acompanhá-lo e desenvolvê-lo. São eles:

Beatriz Campregher; representando a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social;

Carmen Silvia Mageon Elias Nunes, representando a sociedade civil organizada;

Charlene Sousa, Presidente do ILI;

Denise Mosca, representando a Secretaria Municipal de Educação;

Henrique Frey, representando as escolas particulares;

João Carlos Pestana, Presidente do CONSEG;

Karen Osti, representando a Funssol;

Maria Alice Moreira Passarelli, representando a Diretoria de Ensino;

Maria Ângela Pimentel Mageon Elias, representando a sociedade civil organizada;

Wilson Benedito Leonardi, Vereador e membro da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.