Funcionários da Câmara participam de visita monitorada à Fábrica São Luiz

Publicado em: 04 de outubro de 2017

Na manhã da última terça-feira, dia 03 de outubro, o Instituto do Legislativo Ituano promoveu uma visita monitorada à Fábrica São Luiz, local onde está instalada a nova sede do ILI. Participaram da visita funcionários da Câmara e o Vice-Prefeito, Dr. Caio Gaiane.

1ª Indústria a Vapor do Brasil, a antiga tecelagem foi construída nos moldes das empresas da região Sul dos EUA em 1869 e operou até 1982, sendo o carro chefe da economia ituana no final do século XIX e início do século XX. A Fábrica São Luiz foi o primeiro bem particular tombado no país e chegou a ficar fechada para restauro por sete anos, sendo reinaugurada já com outras operações em 2004.

A visita, realizada pela proprietária Sofia Pacheco, apresentou as antigas salas de teares, cuja mão de obra era 90% feminina, além das demais instalações e maquinários originais. O Vice-Prefeito, Dr. Caio Gaiane, declarou ter achado a atividade promovida pelo ILI excelente, pois estimula o turismo em Itu. “A gente precisa mostrar essa riqueza histórica, pois até eu fiquei surpreso. Sou ituano não tive oportunidade de aprender tanto sobre a Fábrica São Luiz, que é tão importante para o país”.