ILI promove debate sobre o papel da mulher na política

Publicado em: 20 de outubro de 2017

Na manhã da última quinta-feira, 19 de outubro, alunos do 1º ano “A” e “B” do Ensino Médio da Etec Regente Feijó e alunos do 9º ano “C” prestigiaram a discussão sobre “O Papel da Mulher na Política”.

 O evento contou com palestras da Vereadora Maria do Carmo Piunti, da Secretária de Finanças do Município, Georgia Augusta Ortenzi, e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Ituana (CMDMI), Drª Maria Antonieta de Melo.

Maria do Carmo, 4ª mulher da história de Itu a ocupar o cargo de Vereadora na Câmara e 1ª a chegar à Presidência da Casa, ressaltou que a mulher se candidata, mas não chega à vitória nas urnas. “51% da população do País é feminina, os partidos reservam 30% das vagas de candidatos às mulheres e, mesmo assim, poucas são eleitas”.  A Vereadora ainda destacou que a presença de mulheres em cargos políticos tem potencial para uma transformação social.

Em sua fala, Georgia Ortenzi abordou os desafios profissionais que enfrentou por ser mulher, especialmente durante o período que integrou a Força Aérea Brasileira, e também explicou aos estudantes suas atribuições como Secretária de Finanças.

Drª Antonieta fez uma contextualização cultural para explicar aos alunos porquê mulheres ainda enfrentam mais desafios que os homens no ambiente profissional, especialmente quando se está em uma área predominantemente masculina e ressaltou a importância da igualdade de gêneros. A advogada ainda convidou os estudantes a conhecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Ituana, que fica na Praça Dr. Gaspar Ricardo, nº 71, no Centro de Itu.

Ao fim dos discursos, os alunos tiveram a chance de questionar as palestrantes. Temas como nepotismo, corrupção e a função de cargos políticos foram abordadas pela plateia.

Para a Presidente do ILI, Charlene Sousa, foi muito importante a discussão sobre o tema, que, inclusive, foi solicitado pelos próprios estudantes. Charlene ainda ressaltou que o convite está aberto a outras escolas do Município para participarem de atividades do Instituto Legislativo Ituano. 


Cadastre-se e receba notícias em seu email