Câmara adere à Campanha Novembro Azul

Publicado em: 01 de novembro de 2017

A campanha Outubro Rosa chegou ao fim e, com a chegada do mês de novembro, a Câmara de Itu dá início à Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é chamar atenção para a necessidade da realização de exames para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

A Sociedade Brasileira de Urologia destaca que, atualmente, cerca de 20% dos casos ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina.

Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, em famílias com casos de câncer de mama e de próstata, a recomendação é a realização de exames a partir dos 40 anos de idade. Procure seu urologista e previna-se!