Câmara de Itu devolve mais de R$ 1,5 milhão à Prefeitura

No começo da Gestão, Mesa Diretora já havia devolvido mais de R$ 8 milhões ao Executivo

Publicado em: 22 de dezembro de 2017

Na tarde de 22 de dezembro, o Presidente da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, Dr. José Galvão, o Vice-Presidente, Normino da Rádio, o 2º Secretário da Casa, Wilson da Farmácia, e o Diretor Financeiro, Jaime Theodoro, entregaram à Secretária de Finanças da Prefeitura, Geórgia Augusta Ortenzi, e ao Secretário de Governo, Rodrigo Tomba, dois cheques que somam o valor de R$ 1.569.931,25.

Deste montante, R$ 734.522,75 representam o saldo orçamentário da Câmara de 2017 que não foi gasto; já os R$ 835.408,50 restantes, que estavam no outro cheque, correspondem ao valor extra-orçamentário, que compreende a restituição do Imposto de Renda (R$ 789.465,36), juros de aplicação financeira (R$ 43.554,43), inativos (R$ 2.377,44) e imposto sobre serviço (R$11,27).

O orçamento previsto para a Câmara em 2017 era de R$ 19.567 milhões. Ainda em Janeiro, durante a 1ª e 2ª Sessões Extraordinárias do ano, foi votado e aprovado por unanimidade pelos Vereadores da Casa um projeto da Mesa Diretora para redução orçamentária. Na época, R$ 8.213 milhões foram devolvidos aos cofres da Prefeitura.

O orçamento público municipal é definido através do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que são de competência do Poder Executivo (Prefeitura). A Câmara recebe um repasse da Prefeitura anualmente e cabe à Presidência do Legislativo administrá-lo ao longo do ano.

Dr. José Galvão Moreira Filho avalia que sua gestão foi transparente e todos os gastos, conscientes: “fico muito feliz com os resultados, pois foram dadas condições para os Vereadores desenvolverem seus trabalhos, foram realizadas benfeitorias para deixar a Câmara mais eficaz para os funcionários, Vereadores e para a população. Nós já havíamos devolvido o dinheiro no começo do mandato e ainda conseguimos fazer essa economia, o que mostra a seriedade e transparência da gestão”.