Vereadores Mirins tomam posse na Câmara de Itu

Publicado em: 26 de abril de 2018

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou, na noite de 25 de abril de 2018, a Sessão Solene de Posse, Eleição de Mesa e Apadrinhamento dos Vereadores Mirins da Legislatura 2018.

O primeiro ato solene da noite foi a posse. Sob o comando do Presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde) e com os trabalhos secretariados pela Vereadora Mirim Maria Luiza Moura Teixeira, os Vereadores Mirins, eleitos democraticamente em suas escolas, assumiram o “compromisso de exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem estar do município” e assinaram o termo de posse.

Em seguida, conforme o regulamento do Projeto Vereador Mirim, Mané da Saúde passou a presidência da sessão ao Vereador Mirim mais velho, Pedro Henrique Domingues Garcia, que deu início à eleição da Mesa Diretora Mirim.

Duas chapas disputaram o pleito. Foram elas:

Chapa 01

Presidente: Pedro Henrique Domingues Garcia

Vice-presidente: Isabela Aparecida Garcia

1º Secretário: Gabriely Leite dos Santos

2º Secretário: João Vitor Vieira Galvão Moreira

Chapa 02

Presidente: Maria Luiza Moura Teixeira

Vice-presidente: Camille Victoria Petruncko Nunes

1º Secretário: Maria Eduarda dos Santos Prieto

2º Secretário: Ketilin da Silva Cesário

Por 09 votos a 04, a Chapa 01 foi eleita e a Mesa Diretora Mirim tomou posse de seus lugares e deu continuidade aos trabalhos com o apadrinhamento dos Vereadores Mirins. Em ordem alfabética, os Mirins sortearam os edis que irão orientá-los durante o mandato e auxiliá-los na elaboração dos projetos. Confira o resultado do sorteio:

Vereador Mirim

Vereador Padrinho

Escola

Camille Victoria Petruncko Nunes

Reginaldo Carlota

EE Cícero Siqueira Campos

Gabriely Leite dos Santos

Dr. Henrique de Paula Santos

Almeida Junior Instituto de Educação

Ícaro Hamon Perussi Marchiori

Normino José de Oliveira (Normino da Rádio)

Colégio Integrado Monteiro Lobato

Isabela Aparecida Garcia

Givanildo Soares

EE João Antônio Motta Navarro

João Vitor Vieira Galvão Moreira

Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde)

Colégio Cidade de Itu - Anglo

Ketilin da Silva Cesário

Luciano Alves Ribeiro (Luciano do Secom)

EMEF Dr. Francisco Ursaia

Maria Eduarda dos Santos Prieto

Rodrigo Macruz

EE Profa. Priscila de Fátima Pinto

Maria Eduarda Ferraz de Oliveira

Dr. José Galvão Moreira Filho

EE Prof. José Leite Pinheiro Júnior

Maria Luiza Moura Teixeira

Wilson Benedito Leonardi (Wilson da Farmácia)

EMEF Padre Bento

Mariana Normandia

Dr. Benedito Roque Moraes (Dito Roque)

EE Prof. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel

Pedro Henrique Domingues Garcia

Dr. Sérgio Castanheira

EE Prof. Rogério Lázaro Toccheton

Thalita Martins Brito

Maria do Carmo Thomaz Piunti

EE Profa. Rosa Maria Madeira Marques Freire

Thamires Vitória dos Santos Furtado

Thiago Gonçales

EE Regente Feijó

 

Agora, os Vereadores Mirins, com suporte de seus padrinhos, começam a elaboração e redação de seus projetos de lei, que deverão ser apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, realizada em setembro, e continuam com as capacitações no ILI.

Em sua falam o Presidente do Legislativo, Mané da Saúde, saudou os estudantes e pediu para que os Mirins não encarem o mandato como brincadeira, pois existe a chance de mudar a realidade da cidade. “Nas legislaturas passadas, três projetos mirins se tornaram Projetos de Lei da Câmara. Aproveitem, pensem na coletividade, pois tenho certeza que o vereador padrinho irá apoiá-los e se esforçar para que o projeto mirim se torne um projeto de lei”.

O evento contou com a presença de 89 pessoas, entre pais de alunos, colegas, professores, diretores, autoridades. Compareceram à solenidade o Presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes, o vice-prefeito, Dr. Caio Gaiane, os vereadores Givanildo Soares da Silva, Dr. Henrique de Paula, Santos, Dr. José Galvão Moreira Filho, Luciano Alves Ribeiro, Maria do Carmo Thomaz Piunti, Normino José de Oliveira, Rodrigo Oliveira Macruz, Dr. Sérgio Castanheira de Souza, Thiago Gonçales e Wilson Benedito Leonardi.

Também estiveram presentes Dr. Hugo Costa, representando a deputada estadual Rita Passos, a assessora Suelen Pedroso de Sousa, representando o deputado estadual Rodrigo Moraes, a supervisora de ensino Elizabeth de Araújo, representando o Dirigente de Ensino da Região de Itu, Claudemir Braz de Campos, a chefe de gabinete Gabriela Tereram, representando o secretário da Educação, Walmir Scaravelli, a chefe de gabinete Débora Rodrigues, representando o Vereador Reginaldo Carlota e a assessora Roseli Ribeiro, representando o Vereador Dito Roque.

O projeto

Instituído pela Lei Municipal Nº 1631/2014, o “Vereador Mirim” é realizado através do Instituto do Legislativo Ituano (ILI), que promove aos jovens estudantes do Ensino Fundamental educação política apartidária e tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de comprometer, inovar e transformar politicamente a realidade.

 

Clique aqui e confira mais fotos do evento.


Cadastre-se e receba notícias em seu email