Notícias

Vereadores Mirins encerram Legislatura 2019 com formatura


Os Vereadores Mirins da Estância Turística de Itu encerraram Legislatura 2019 com a solenidade de formatura. O evento, realizado no último sábado, dia 07 de dezembro, no Espaço Fábrica São Luiz, reuniu autoridades, familiares e representantes das escolas participantes.

Na ocasião, os vereadores mirins puderam apresentar seus projetos aos convidados e receberam o diploma que coroou seus esforços. As escolas também receberam uma placa de participação.

Prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara, Givanildo Soares da Silva (Giva), o secretário de Governo Rodrigo Tomba, representando o prefeito da Estância Turística de Itu, Dr. Guilherme Gazzola, o Dirigente Regional de Ensino Claudemir Braz de Campos e os vereadores Dr. Benedito Roque Moraes, Maria do Carmo Piunti, Luciano Ribeiro, Normino José de Oliveira, Wilson Benedito Leonardi, Manoel Monteiro Gomes e Rodrigo Macruz.  

A Diretora Presidente do ILI, a jornalista Regina Lonardi, ressaltou que "o projeto Vereador Mirim é um dos mais importantes da escola legislativa por ensinar aos alunos como funcionam os três poderes, os órgãos públicos e acima de tudo desenvolver nos alunos o espírito público, de trabalhar em favor da comunidade e da população onde vivem, além de realizar a integração entre o Legislativo e a comunidade".

 O projeto

 Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto Vereador Mirim, que é organizado e coordenado pelo Instituto Legislativo Ituano (ILI), envolve estudantes do 5º ao 9º ano de escolas da rede pública e particular do município com o objetivo fortalecer a cidadania e promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo.

Os alunos das escolas selecionadas realizam suas campanhas e o mais votado de cada escola é eleito Vereador Mirim. Após esse processo, o ILI inicia uma série de capacitações sobre o funcionamento da estrutura legislativa da cidade, além das competências do Poder Executivo e Judiciário, incluindo visitas à Câmara e à Prefeitura.

Já qualificados, os Mirins tomam posse em sessão solene na Casa de Leis. Na ocasião, são também apadrinhados pelos Vereadores através de sorteio. Com base nas ideias que os trouxeram ao cargo e nas demandas de suas escolas e regiões, os Vereadores Mirins têm a missão de elaborar projetos que impactem positivamente a sociedade.  A redação dos projetos conta com auxílio dos Vereadores Padrinhos e diretoria das escolas.

Os projetos de lei foram apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, realizada no dia 05 de setembro, quando também foram apresentados os pareceres das comissões mirins, e aprovados na 2ª Sessão, que aconteceu no dia 13 do mesmo mês.

Formandos 2019

Aluno(a)

Vereador Padrinho

Escola

Alexia Silveira Ramos

Henrique de Paula Santos

EE João Antônio Motta Navarro

Ana Beatriz Silva de Andara

Benedito Roque Moraes

SESI Itu

Beatriz Camargo Valentini

Maria do Carmo Thomas Piunti

Colégio Progresso Bilíngue - Itu

Caroline Novaes Passos

Ricardo Giordani

EE Prof. Anthenor Fruet

João Vitor Costa dos Santos

Givanildo Soares da Silva

EE Sylvia de Paula Leite Bauer

Luiz Gustavo Santana dos Santos

Normino José de Oliveira

EE Francisco Nardy Filho

Maria Clara de Aquino Fairbanks Barbosa

Manoel Monteiro Gomes

EMEFEI Profª. Rachel Steiner Leitão

Maria Fernanda Ferreira de Oliveira

José Galvão Moreira Filho

EE Profª. Priscila de Fátima Pinto

Maria Luísa Freire Bispo

Dr. Sérgio Castanheira de Souza

EE Prof. José Leite Pinheiro Júnior

Maria Luiza Alves da Silva

Thiago Gonçales

EE Profª. Rosa Maria Madeira Marques Freire

Matheus Rowe Ferreira de Lima

Luciano Alves Ribeiro

Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber Itu

Rebeka Andrade da Silva

Wilson Benedito Leonardi

EE Profª. Mércia Maria Cazarini

Silvio Qing Hua Zhao

Rodrigo de Oliveira Macruz

Colégio Anglo - Itu

 


Outras Notícias

Fique por dentro

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI) participou do 7° encontro estadual das Escolas do Legislativo ocorrido na última sexta-feira, dia 8 de maio. O encontro online foi promovido pela Oficina Mun...

Leia Mais

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, através do Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove uma live com senhor Andor Stern, único brasileiro nato que passou por Auschwitz e mais...

Leia Mais

Promovido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI), o “Projeto Abrilivro” será uma ação que ocorrerá na página do Facebook do ILI, durante todo o mês de abril. Instituído pela Lei Municipal Nº 2...

Leia Mais

A cerimônia da 3ª certificação do Selo Social aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 04 de março, no auditório da Prefeitura de Itu. O evento contou com a participação de entidades que rece...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.