O programa Vereador Mirim, instituído pela Lei Municipal nº1631/2014, tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania, compreensão dos aspectos políticos da sociedade e, consequentemente, impactando seu futuro e realidade do meio social. O projeto tem duração de um ano e reúne estudantes do 5º ao 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares.
Objetivo Geral
Promover conhecimento multidisciplinar e a troca de experiências entre a sociedade Ituana e o Poder Legislativo.
Objetivos específicos
Ministrar aulas sobre a Constituição Federal, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara. Os Vereadores Mirins também recebem uma cópia da “Constituição em Miúdos”, publicação destinada à sua faixa etária e distribuída pelo Senado Federal, além de da Lei Orgânica e do Regimento Interno.
Realizar visita nas escolas para divulgar o projeto e a Câmara antes da eleição mirim;
Solenidade de posse com a participação de vereadores, pais de alunos e representantes das escolas.
1ª Sessão Ordinária Mirim com a participação de vereadores, pais de alunos e representantes das escolas.
2ª Sessão Ordinária Mirim com a participação de vereadores, pais de alunos e representantes das escolas.
Visita às escolas com o vereador mirim e vereador padrinho para apresentar os trabalhos desenvolvidos e divulgar o projeto
Divulgação das atividades nos meios oficiais e para imprensa local
Através de todo o cronograma do projeto, que inclui todo o plano de ação
Através de aulas sobre os três poderes e suas atribuições;
Visitas monitoradas à Câmara e Prefeitura;
Aula sobre redação de projetos de lei.
Realizar visita monitorada na Câmara, na qual são apresentados os símbolos da cidade (Brasão, Bandeira e Hino), além da história e dos departamentos e funcionários da Casa de Leis.
Realizar visita monitorada à Prefeitura de Itu, incluindo visita ao gabinete do prefeito, guiada por funcionários da Secretaria da Educação.
Os meses de outubro e novembro ficam reservados para que as escolas possam realizar os projetos dos vereadores mirins. É sabido que nem todas as ideias são possíveis no ambiente escolar, mas o ILI propõe que as atividades viáveis sejam concretizadas.
Os meses de outubro e novembro ficam reservados para que as escolas possam realizar os projetos dos vereadores mirins que são viáveis dentro do contexto escolar.
Monitoramento das escolas participantes para verificação de andamento dos projetos
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.