Giva

Imagem do vereador

Fale com o Vereador

 Envie sua mensagem


BIOGRAFIA

O Presidente da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, Givanildo Soares da Silva é popularmente conhecido como Giva.

Nascido em Lagoa dos Gatos, no Estado de Pernambuco, Nordeste Brasileiro, Giva reside em Itu desde 1981. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade como engraxate de sapato em um projeto da Prefeitura da Estância Turística de Itu. Enquanto estudava, também cursava datilografia no Convento do Patrocínio e nos finais de semana vendia jornal e sorvete. Trabalhou como oficie boy e também na extinta Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro.

No ano de 89 começou a trabalhar com o então comerciante e atual Deputado Federal, Herculano Castilho Passos Junior. Depois de coordenar a campanha para Deputado Federal do ex-Governador Luiz Antônio Fleury Filho, na região do Pirapitingui, foi convidado para ser secretário parlamentar do já eleito deputado Fleury, onde permaneceu por quase três anos, quando teve que se exonerar do cargo para concorrer a uma vaga no Legislativo Ituano, sendo eleito com expressiva votação de 1111 votos para o exercício 2005 a 2008.

Graças às oportunidades que teve de aprender datilografia gratuita, assim que foi eleito pela primeira vez criou o “Instituto Cidade Nova”, proporcionando à população da região do Pirapitingui, especialmente no bairro Cidade Nova, oportunidades de um curso totalmente gratuito de informática onde já formou para o mercado de trabalho mais de 3.000 alunos e que atualmente conta com mais de 400 alunos. Apoia e patrocina times de futebol, capoeira e principalmente os eventos musicais.

Foi o autor do Feriado em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e promoveu shows gratuitos na referida data para a população em troca de um quilo de alimento, trazendo para Itu vários artistas famosos, o que lhe rendeu o prêmio de ”Maior arrecadador de alimentos da história de Itu” pela UNESCO, órgão das Nações Unidas (ONU).

No ano de 2005 participou do Fórum Mundial Econômico, realizado na Suíça, ocasião em que esteve junto com o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, e da ex-primeira-dama da França, Danielle Mitterrand. 

Sempre em prol da população, Giva lutou pra conseguir mais policiais civis para o município de Itu, denunciou o hospital da cidade por descasos à população, repudiou o INSS, entre outras ações. Graças à sua coragem e trabalho constante se reelegeu para a Legislatura 2009/2012, com o maior percentual de votos (120% a mais que no primeiro mandato).

Giva continuou firme com seus ideais e em 2010 foi eleito presidente da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu para o exercício 2011, transformando e modernizando o Poder Legislativo com transparência e tecnologia.

Reformou e modernizou todo o Prédio do Legislativo; informatizou os departamentos; adquiriu veículos novos; valorizou os funcionários da Câmara aumentando em mais de 10% o salário; construiu um refeitório de qualidade, oferecendo aos funcionários um espaço confortável e higiênico para suas refeições. Giva também deu condições para os vereadores atenderem à população, trocou todo o sistema de SOM, substituiu para formato digital a pauta das sessões (que antes era enviada em papel), sempre contribuindo com o meio ambiente.

Todas essas ações desenvolvidas por Giva possibilitaram que fosse reeleito novamente para o cargo de Presidente no ano de 2011 para a legislatura de 2012.

Muito atuante, Giva elegeu-se para o 3º mandato em 2012 (Legislatura 2013-2016) e para o 4º mandato em 2016. Já em 2017, foi autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadania Ituana ao advogado José Eduardo Bandeira de Mello, amigo do então Presidente da República Michel Temer, que esteve presente na solenidade realizada em 15 de novembro de 2017, ocasião na qual transformou o Município de Itu em “Capital da República” por um dia. 

Em 2018 atuou como líder do Prefeito Guilherme Gazzola e, graças ao seu bom desempenho no cargo, elegeu-se novamente Presidente da Câmara para a Legislatura de 2019.

Atualmente está implantando a TV Digital Legislativa, projeto do Ministério das Comunicações, onde toda a população terá acesso à TV Câmara aberta e poderá acompanhar com mais afinco a atuação dos vereadores.

Recentemente presidiu a mesa dos trabalhos que debateu a reforma da previdência no Encontro de Legislativos Municipais e reunião do Fórum Nacional da Mulher, promovido pela União de Vereadores do Brasil (UVB) e realizado em Caruaru – PE.

Giva é filho adotivo. Criado por uma família simples de nordestinos com quem vive até hoje e é pai de cinco filhos. Cursou a faculdade de Direito no Ceunsp, conceituada Instituição de Ensino Universitário da cidade. Atuante na área do comércio, foi proprietário de estacionamentos de veículos no centro da cidade e atualmente possui um restaurante, o Galileu Bar. Sempre atuante junto à população mais carente, Giva continua no meio do povo que é de onde veio e onde se sente melhor. Graças a esse trabalho acabou conquistando o título de “Vereador do Povão”, pois nunca deixou a carreira política mudar sua rotina com os amigos e familiares.

Participação em Comissões

Mesa Diretora (Presidente )

Últimas notícias relacionadas com o Vereador

Veja mais notícias

Veja Também

Proposituras de Givanildo Soares da Silva

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.