Atividades do Janeiro Branco mobilizam mais de 120 pessoas em Itu

Promovida em 2020 pelo Instituto do Legislativo Ituano, as atividades da Campanha Janeiro Branco, dedicada à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, mobilizou cerca de 120 pessoas em dois eventos.

O primeiro foi uma caminhada realizada na Avenida Galileu Bicudo no dia 26 de janeiro. O evento contou com apoio da Prefeitura de Itu e reuniu cerca de 60 pessoas, que vestiram-se de branco em alusão à campanha. Na ocasião, profissionais da Secretaria de Saúde aferiram pressão arterial e realizaram exame de glicemia nos participantes.

Já a segunda atividade foi a palestra com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, lema da campanha Janeiro Branco em 2020. Nela, o psicólogo Emerson Oliveira e a fisioterapeuta Gabriela de Fendi abordaram a importância da saúde mental para uma vida equilibrada. A palestra, ocorrida na última terça-feira, 28 de janeiro, também reuniu cerca de 60 participantes.

"Iniciamos 2020 trabalhando um assunto relevante, já que os esclarecimentos e informações sobre Saúde Mental são importantes para as pessoas. Essa é a função do ILI, como Escola Legislativa: proporcionar conhecimento sobre temas importantes e de grande abrangência, que venham acrescentar valores na formação das pessoas de todas as idades e camadas sociais, oferecendo palestras e cursos sempre gratuitos e com certificados de participação", afirma a jornalista Regina Lonardi, diretora presidente do ILI.

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma on-line voltada para a saúde mental “Vittude”, estima-se que 86% dos brasileiros sejam acometidos por algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido pelos idealizadores da campanha devido à percepção sobre as expectativas e desejos para uma boa saúde e bem-estar que surgem com a chegada de um novo ano. Em Itu, o Janeiro Branco é instituído através da Lei Municipal Nº 2069, de 06 de março de 2019, de autoria dos vereadores Dr. José Galvão e Dito Roque.