Notícias

Câmara realiza cerimônia de outorga do Diploma e Medalha “Berço da República”


Na noite da última quarta-feira, 13 de novembro, a Câmara de Vereadores realizou a sessão solene de outorga do Diploma e Medalha “Berço da República” a 23 homenageados pertencentes às seguintes forças: Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Militar - Divisão dos Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.

A cerimônia, realizada no Centro de Capacitação de Professores do Paço Municipal, contou ainda com uma homenagem especial ao General Francisco Roberto de Albuquerque, que também recebeu o Diploma e Medalha Berço da República pelos relevantes serviços prestados à nação; também foi realizada a outorga de Título de Cidadania Ituana ao Coronel Ricardo Alves Pereira, à Tenente Coronel PM Georgia Abílio Públio Mendes e ao Secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Cap. Hércules Ferrari Domingues da Silva.

O General Albuquerque nasceu em São Paulo e ingressou no Exército Brasileiro em 1958. Foi comandante do o 2º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Itu, nos anos de 1984 e 1985, e Adido Militar na Colômbia. Também serviu no Gabinete do Ministro do Exército e foi Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, nos Estados Unidos.

Como Oficial General, foi Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Blindada, em Campinas, Secretário Geral do Exército, em Brasília e Comandante Militar do Sudeste, em São Paulo. Foi designado Comandante do Exército Brasileiro no período de 2003 a 2007.

Natural de São Paulo, o Coronel Pereira iniciou sua carreira militar em 1991, em Campinas. Desempenhou diversas funções, como Comandante de Subunidade e Oficial do Estado-Maior no 13º GAC em Cachoeira do Sul-RS (2004 a 2006) e no 17º GAC em Natal -RN (2007-2010), e instrutor do Curso de Comando do Estado-Maior do Exército entre 2016 e 2017. Atualmente é comandante do 2ª GAC L – Regimento Deodoro, em Itu.  

Nascida em Sorocaba, a Tenente Coronel PM Georgia, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1990. Cursou direito na Faculdade de Direito de Itu, tendo se formado em 1997. Em 2014 assumiu o comando do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior e atualmente é Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento do Interior – 7 (CPI-7).

Nascido em Olímpia (SP) e Militar da Reserva, o Capitão Hércules prestou mais de 30 anos de serviços ao Exército Brasileiro e, paralelamente, desenvolveu carreira acadêmica como professor no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Atualmente é secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e Rural de Itu.

Compuseram a mesa da solenidade o Presidente da Câmara coautor do projeto de decreto legislativo que institui a honraria, Givanildo Sorares da Silva (Giva); o Prefeito Guilherme dos Reis Gazzola;  o General da Reserva Francisco Roberto de Albuquerque, o Cel. Ricardo Alves Pereira, comandante do 2º GAC L;  a Ten. Cel. PM Georgia Abílio Públio Mendes, Chefe do Estado Maior do CPI-7;  Ten. Cel. PM Glauco Ribeiro Alves, comandante do 50º BPM-I, o Secretário de Segurança, Trânsito, Transporte Mobilidade Urbana e Rural, Cap. Hércules Ferrari Domingues da Silva; o delegado Fábio Martelini; os vereadores Dito Roque, Dr. Ricardo Giordani, Dr. Sério Castanheira, Normino José de Oliveira e Wilson Benedito Leonardi;  o 1º Ten. Gladiston Almeida, delegado da 23ª Delegacia do Serviço Militar; o Inspetor Rovaldo, diretor comandante da GCM de Itu; o Cap. PM Vinícius Zampolo, comandante do Corpo de Bombeiros de Itu e a Ten. PM Luciana Beltrome, representando o Comando de Policiamento Ambiental de Itu.

A solenidade contou ainda com a Banda do CPI-7, regida pelo 1º Sargento PM Fabiano de Oliveira. Confira a lista de homenageados:

Exército Brasileiro

  • Cel Ricardo Alves Pereira
  • Maj Glauco Fabris
  • Cap Felipe Cavalcante de Lacerda
  • 2º Ten Denilson Marques Lelis
  • Sub Ten Ricardo Alves Barbosa
  • 1º Sgt Luiz Gustavo Deon Muniz

Polícia Militar

  • Ten Cel PM Glauco Rogério Ribeiro Alves
  • Maj PM Kleber Vieira Pinto
  • 2º Sgt PM Osmar Ferreira de Carvalho
  • 2º Sgt PM Odair Alves Moreira Crispim
  • Cb PM Mario de Melo Amaral
  • Cb PM Claudevan Guedes de Araujo

Policiamento Ambiental

  • Cb PM Cláudio Roberto da Silva

Corpo de Bombeiros

  • Cb PM Samanta Helen de Carvalho

Policiamento Rodoviário

  • Cb PM Fábio Francisco da Cruz

Guarda Civil Municipal

  • Secretário Hércules Ferrari Domingues da Silva
  • GCM 1ª Classe Nelson Dias Soares Junior
  • GCM 2ª Classe Encarregado Moacir Martins da Silva
  • GCMF 2ª Classe Eliana Aparecida Silva
  • GCM 2ª Classe João Antonio Pires Rodrigues
  • GCMF 3ª Classe Patrícia da Silva Rosseti

Polícia Civil

  • Delegada de Polícia Dra. Ana Maria Gonçales Sola
  • Delegada de Polícia Dra. Marcia Pereira Cruz

 


Outras Notícias

Fique por dentro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

20 de janeiro de 2020

Respeitando a capacidade do Plenário Luiz Guido e prezando o bem-estar do público, as inscrições para o “Encontro com a Deputada Estadual Janaina Paschoal”, a realizar-se no dia 21 de janeiro de 20...

Leia Mais

Na próxima terça-feira, 21 de janeiro, a jurista e Deputada Estadual Janaina Paschoal estará na Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu para um bate-papo sobre sua experiência parlamentar...

Leia Mais

Suspensão de Expediente

07 de janeiro de 2020

Em razão de manutenção programada pela CPFL, não haverá expediente na Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu no dia 09 de janeiro de 2020 (quinta-feira).  Clique aqui para visualizar o...

Leia Mais

O presidente da Câmara Givanildo Soares da Silva (Giva), entregou à Prefeitura de Itu um cheque no valor de R$ 1.323.717,73. O montante corresponde ao saldo orçamentário da Câmara de 2019 que não f...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.