Notícias

Vereador Mirim: projeto segue rendendo bons frutos


A cerimônia de posse dos Vereadores Mirins da Legislatura 2019 acontece na próxima quinta-feira (16), a partir das 19h, no plenário da Câmara e é aberto ao público. Na ocasião, 13 alunos assumirão as responsabilidades do cargo.

Para o primeiro contato com o público em plenário, os mirins receberam uma aula especial com o ator e professor do Centro de Treinamento Teatral “Nósmesmos”, Juliano Mazuchi, na qual foram ensinadas técnicas de relaxamento para controlar o nervosismo e postura para apresentações em público.

Realizado desde 2017, o Projeto Vereador Mirim já formou 38 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Itu, que receberam educação política apartidária e vivenciaram o trabalho de um legislador municipal.

Todos os vereadores mirins eleitos aceitam o desafio de, junto ao vereador padrinho, elaborar um projeto de lei mirim a ser discutido e votado em plenário. Mas a experiência vai além do lúdico. Diversos projetos são, de fato, executados nas escolas dos vereadores mirins e três deles se tornaram leis municipais. Conheça:

 Lei Municipal Nº 1940/2017

Na Legislatura 2017/01, a vereadora mirim Júlia Vitória Brilhante Freitas, do Colégio Forte Castelo, elaborou a criação do Diploma Recicla 10, para reconhecer empresas da indústria e comércio que obtiveram os melhores resultados referentes ao ano anterior na coleta, separação e conscientização sobre produtos recicláveis no município de Itu. O PL foi apresentado pelo vereador padrinho, Rodrigo Macruz. Em 2018, inclusive, já houve a primeira solenidade do prêmio.

 Lei Municipal Nº 1932/2017

Na mesma legislatura, a “Semana da Conscientização da Segurança nas Escolas Municipais”, de autoria da vereadora mirim Jennifer Leal Pereira, da EMEF Professora Carolina de Moraes Macedo, tornou-se lei municipal através do padrinho Dr. Sérgio Castanheira. O objetivo do projeto é realizar palestras e atividades que incentivem a educação e conscientização sobre segurança dos alunos de ensino fundamental I e II em Itu.

 Lei Municipal N° 2068/2019

Durante a legislatura de 2018, a aluna da EE Regente Feijó, Thamires Vitória dos Santos Furtado, teve a ideia desenvolver um projeto que estimula o conhecimento e aprendizado dos jovens. Assim foi criada a “Olimpíada Berço do Saber”, uma competição de conhecimento para alunos que estejam no 8º ano de escolas estaduais e particulares. Contando com a ajuda de seu vereador padrinho, Thiago Gonçales; Thamires justificou seu projeto como sendo uma forma de os participantes poderem conhecer alunos de outras escolas, aprender uns com os outros e se divertirem no processo. O campeonato deve acontecer em breve.


Outras Notícias

Fique por dentro

  O Instituto do Legislativo Ituano (ILI), escola legislativa da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, através do projeto “Escola Cidadã” promoveu a palestra “Afetividade e Educação”...

Leia Mais

  O tradicional prédio do Ituano Clube, que abrilhantou a vida social de milhares de famílias ituanas em várias gerações, será a nova sede do ILI - Instituto Legislativo Ituano, a escola legislati...

Leia Mais

No dia 29 de julho, o Comitê Organizador da Olimpíada Berço do Saber reuniu-se para traçar as estratégias e debater como funcionará a competição promovida pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI)...

Leia Mais

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI) participou no último dia 28 de junho do V Encontro Estadual de Escolas do Legislativo e Contas, promovido pela APEL (Associação Paulista de Escolas do Legisl...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.