Notícias

Vereador Mirim: projeto segue rendendo bons frutos


A cerimônia de posse dos Vereadores Mirins da Legislatura 2019 acontece na próxima quinta-feira (16), a partir das 19h, no plenário da Câmara e é aberto ao público. Na ocasião, 13 alunos assumirão as responsabilidades do cargo.

Para o primeiro contato com o público em plenário, os mirins receberam uma aula especial com o ator e professor do Centro de Treinamento Teatral “Nósmesmos”, Juliano Mazuchi, na qual foram ensinadas técnicas de relaxamento para controlar o nervosismo e postura para apresentações em público.

Realizado desde 2017, o Projeto Vereador Mirim já formou 38 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Itu, que receberam educação política apartidária e vivenciaram o trabalho de um legislador municipal.

Todos os vereadores mirins eleitos aceitam o desafio de, junto ao vereador padrinho, elaborar um projeto de lei mirim a ser discutido e votado em plenário. Mas a experiência vai além do lúdico. Diversos projetos são, de fato, executados nas escolas dos vereadores mirins e três deles se tornaram leis municipais. Conheça:

 Lei Municipal Nº 1940/2017

Na Legislatura 2017/01, a vereadora mirim Júlia Vitória Brilhante Freitas, do Colégio Forte Castelo, elaborou a criação do Diploma Recicla 10, para reconhecer empresas da indústria e comércio que obtiveram os melhores resultados referentes ao ano anterior na coleta, separação e conscientização sobre produtos recicláveis no município de Itu. O PL foi apresentado pelo vereador padrinho, Rodrigo Macruz. Em 2018, inclusive, já houve a primeira solenidade do prêmio.

 Lei Municipal Nº 1932/2017

Na mesma legislatura, a “Semana da Conscientização da Segurança nas Escolas Municipais”, de autoria da vereadora mirim Jennifer Leal Pereira, da EMEF Professora Carolina de Moraes Macedo, tornou-se lei municipal através do padrinho Dr. Sérgio Castanheira. O objetivo do projeto é realizar palestras e atividades que incentivem a educação e conscientização sobre segurança dos alunos de ensino fundamental I e II em Itu.

 Lei Municipal N° 2068/2019

Durante a legislatura de 2018, a aluna da EE Regente Feijó, Thamires Vitória dos Santos Furtado, teve a ideia desenvolver um projeto que estimula o conhecimento e aprendizado dos jovens. Assim foi criada a “Olimpíada Berço do Saber”, uma competição de conhecimento para alunos que estejam no 8º ano de escolas estaduais e particulares. Contando com a ajuda de seu vereador padrinho, Thiago Gonçales; Thamires justificou seu projeto como sendo uma forma de os participantes poderem conhecer alunos de outras escolas, aprender uns com os outros e se divertirem no processo. O campeonato deve acontecer em breve.


Outras Notícias

Fique por dentro

  O Instituto Legislativo Ituano – ILI, realiza na sexta-feira, dia 31 de maio, das 9h às 11 horas, a palestra sobre “LinkedIn – como se tornar um profissional de sucesso”. O curso é gratuito e se...

Leia Mais

O projeto “Cidadania nas Escolas: mobilização para o combate à fome” continua nas escolas participantes. Neste primeiro semestre, o trabalho de sensibilização está sendo realizado pelo vereador Wil...

Leia Mais

  Os vereadores mirins da legislatura 2019 da Câmara de Itu participaram, na última segunda-feira, 22 de abril, de uma visita monitorada à Prefeitura de Itu. Na ocasião, os estudantes foram recepc...

Leia Mais

Após três semanas de qualificações teóricas no Instituto do Legislativo Ituano (ILI), os vereadores mirins da legislatura 2019 começaram, na última segunda-feira (15), um ciclo de visitas para conh...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.