Notícias

Vereadores autorizam Prefeitura a contratar empréstimos na 3ª Sessão Ordinária


A 3ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi realizada na última terça-feira, dia 19 de fevereiro, e contou com a presença de todos os vereadores.

Na Ordem do Dia, estava o Projeto de Decreto Legislativo Nº 1/2019, de autoria do Vereador Rodrigo Macruz, que concede o título de Cidadão Ituano ao senhor Alberto Pacheco Fay.  A propositura foi aprovada por unanimidade em única discussão.

2ª Discussão

O Projeto de Lei Nº 7/2019, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura a sair do ‘Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Tietê – CISA Vale do Tietê’, foi aprovado por unanimidade. Na justificativa do projeto, o prefeito explica aos vereadores que houve dificuldades econômicas e falta de volume para que os descontos fossem expressivos, inviabilizando o consórcio. Sendo assim, a formalização de saída se faz necessária através do Legislativo Municipal.

Também em 2ª discussão estavam três projetos de autoria do prefeito Guilherme dos Reis Gazzola, que autorizam a prefeitura a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal para a execução de diferentes programas. São eles:

  • PL Nº 08/2019, que trata do “Programa Pró-Transporte - Avançar Cidades - Mobilidade Urbana”; aprovado por 11 votos a um.
  • PL Nº 09/2019, a respeito do “Programa Avançar Cidades – Saneamento”, na modalidade Redução de Perdas, aprovado por 11 votos a um.
  • PL Nº 10/2019, sobre “Programa Avançar Cidades – Saneamento”, na modalidade Redução de Perdas, aprovado por 11 votos a um.

Todos os projetos aprovados em segunda discussão seguem para a sanção do prefeito.

1ª Discussão

Denominação de via: o PL Nº 1/2019, de autoria do vereador Luciano Alves Ribeiro (Luciano do Secom), que “dispõe sobre a denominação de via pública na Estrada Municipal Itu 462” (Estrada Municipal Nelson Daldon), e o PL Nº 2/2019, proposto pelo vereador Givanildo Soares da Silva (Giva), que "dispõe sobre a denominação de via pública localizada no Loteamento Residencial Saint Paul" (Rua Humberto Iarussi), foram aprovados por unanimidade.

O PL Nº 4/2019, proposto por Rodrigo Macruz, que cria o programa “Horta Comunitária” no município, foi aprovado por unanimidade. A ideia é utilizar espaços e terrenos públicos para o projeto, que deverá ficar a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Oriundo do projeto Vereador Mirim, desenvolvido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI), o PL Nº 5/2019, de autoria do Vereador Thiago Gonçales, que visa criar a olimpíada "Berço do Saber"; uma competição escolar a ser desenvolvida pela Câmara, foi aprovado por unanimidade. A ideia do Projeto de Lei foi incialmente apresentada e debatida pela Vereadora Mirim Thamires Vitória dos Santos Furtado, aluna da Escola Estadual Regente Feijó.

O último projeto em pauta foi o PL Nº 6/2019, proposto pelos vereadores  Dr. José Galvão Moreira Filho, Dr. Benedito Roque Moraes, que institui a campanha "Janeiro Branco", dedicada à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, que também foi aprovado por unanimidade.

Todos os projetos de lei em 1ª discussão segue para 2ª discussão na 4ª Sessão Ordinária, a ser realizada na próxima terça-feira, 26 de fevereiro, a partir das 16h.

Para conferir na íntegra todos os projetos, clique aqui.


Outras Notícias

Fique por dentro

Entre as ações realizadas pela Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, através do Instituto Legislativo Ituano – ILI, está a promoção da integração entre o Legislativo Ituano, as escolas...

Leia Mais

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou, na noite de ontem, 16 de maio de 2019, a Sessão Solene de Posse, Eleição de Mesa e Apadrinhamento dos Vereadores Mirins da Legislatura...

Leia Mais

Na 14ª Sessão Ordinária, realizada em 14 de maio de 2019, foi aprovado na em 2ª discussão na Câmara o Projeto de Lei Nº 34/2019, de autoria do vereador Dr. Ricardo Giordani, que institui o atendime...

Leia Mais

Realizada no dia 14 de maio de 2019, a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Itu contou com a presença de todos os vereadores da casa. O funcionário público Felipe de Oliveira Gomes (Felipe Cavalheiro)...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.