Vereador Mirim: projeto segue rendendo bons frutos
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
13 de maio de 2019
A cerimônia de posse dos Vereadores Mirins da Legislatura 2019 acontece na próxima quinta-feira (16), a partir das 19h, no plenário da Câmara e é aberto ao público. Na ocasião, 13 alunos assumirão as responsabilidades do cargo.
Para o primeiro contato com o público em plenário, os mirins receberam uma aula especial com o ator e professor do Centro de Treinamento Teatral “Nósmesmos”, Juliano Mazuchi, na qual foram ensinadas técnicas de relaxamento para controlar o nervosismo e postura para apresentações em público.
Realizado desde 2017, o Projeto Vereador Mirim já formou 38 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Itu, que receberam educação política apartidária e vivenciaram o trabalho de um legislador municipal.
Todos os vereadores mirins eleitos aceitam o desafio de, junto ao vereador padrinho, elaborar um projeto de lei mirim a ser discutido e votado em plenário. Mas a experiência vai além do lúdico. Diversos projetos são, de fato, executados nas escolas dos vereadores mirins e três deles se tornaram leis municipais. Conheça:
Lei Municipal Nº 1940/2017
Na Legislatura 2017/01, a vereadora mirim Júlia Vitória Brilhante Freitas, do Colégio Forte Castelo, elaborou a criação do Diploma Recicla 10, para reconhecer empresas da indústria e comércio que obtiveram os melhores resultados referentes ao ano anterior na coleta, separação e conscientização sobre produtos recicláveis no município de Itu. O PL foi apresentado pelo vereador padrinho, Rodrigo Macruz. Em 2018, inclusive, já houve a primeira solenidade do prêmio.
Lei Municipal Nº 1932/2017
Na mesma legislatura, a “Semana da Conscientização da Segurança nas Escolas Municipais”, de autoria da vereadora mirim Jennifer Leal Pereira, da EMEF Professora Carolina de Moraes Macedo, tornou-se lei municipal através do padrinho Dr. Sérgio Castanheira. O objetivo do projeto é realizar palestras e atividades que incentivem a educação e conscientização sobre segurança dos alunos de ensino fundamental I e II em Itu.
Lei Municipal N° 2068/2019
Durante a legislatura de 2018, a aluna da EE Regente Feijó, Thamires Vitória dos Santos Furtado, teve a ideia desenvolver um projeto que estimula o conhecimento e aprendizado dos jovens. Assim foi criada a “Olimpíada Berço do Saber”, uma competição de conhecimento para alunos que estejam no 8º ano de escolas estaduais e particulares. Contando com a ajuda de seu vereador padrinho, Thiago Gonçales; Thamires justificou seu projeto como sendo uma forma de os participantes poderem conhecer alunos de outras escolas, aprender uns com os outros e se divertirem no processo. O campeonato deve acontecer em breve.