Tenente-Coronel Pontes recebe Título de Cidadania Ituana

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

04 de novembro de 2021

Imagem de capa da Notícia

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou na noite de ontem, dia 03 de novembro, a cerimônia de outorga do Título de Cidadania Ituana ao Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes.

Nascido em Sertãozinho, no interior paulista, o Ten-Cel Pontes possui 27 anos de carreira no Exército Brasileiro, é mestre em Ciências Militares e, desde 20 de janeiro de 2020, é comandante do 2º GAC L – Regimento Deodoro em Itu.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara e autor da propositura que concedeu a honraria, Thiago Gonçales; o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola; o Comandante do Exército entre 2003 e 2007, General Francisco Roberto de Albuquerque; o Comandante da 2ª Divisão do Exército, General Edison Diehl Ripoli; o Comandante da 11ª Brigada de Infante Leve, Agnaldo Oliveira Santos; o vice-prefeito de Itu, Luciano Alves Ribeiro; os vereadores Luisinho Silveira, Célia Rocha e Dr. Sérgio Castanheira; o Major PM Emerson Luciano Drague, que na ocasião representou o Ten-Cel PM Ricardo Moreira, Comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar Polícia do Interior – BPMI; e o ex-vereador e superintendente da FAMA Museu, Givanildo Soares da Silva, além de amigos, familiares e militares do Regimento Deodoro.

Conheça a trajetória do homenageado:

Clayton Ricardo Pontes ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 19 de fevereiro de 1994, sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 28 de novembro de 1998. Como Oficial Subalterno, serviu no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e no Centro de Instrução de Aviação do Exército.

Como Oficial intermediário, serviu no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e foi Observador Militar das Nações Unidas na Libéria. Como Oficial de Estado-Maior, serviu no Comando da Artilharia Divisionária da Primeira Divisão do Exército e foi instrutor de Operações de Paz na Escola de Missões Internacionais do Exército da Colômbia.

Ao posto atual, de Tenente-Coronel, foi promovido em 30 de abril de 2018, e em 2019 desempenhou a função de assessor parlamentar no Gabinete do Comandante do Exército junto à Câmara dos Deputados.

Condecorações:

  • Medalha da Ordem do Mérito da Defesa – grau cavaleiro;
  • Medalha da Ordem do Mérito Militar – grau cavaleiro;
  • Medalha do Pacificador; Medalha da Vitória;
  • Medalha Militar de Prata;
  • Medalha Marechal Osório – o legendário;
  • Medalha Marechal Trompowsky;
  • Medalha das Nações Unidas na Libéria;
  • Medalha Constitucionalista de 1932;
  • Colar Evocativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842.

 

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Itu pelas redes sociais Facebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.