Tenente-Coronel Pontes recebe Título de Cidadania Ituana
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
04 de novembro de 2021
A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou na noite de ontem, dia 03 de novembro, a cerimônia de outorga do Título de Cidadania Ituana ao Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes.
Nascido em Sertãozinho, no interior paulista, o Ten-Cel Pontes possui 27 anos de carreira no Exército Brasileiro, é mestre em Ciências Militares e, desde 20 de janeiro de 2020, é comandante do 2º GAC L – Regimento Deodoro em Itu.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara e autor da propositura que concedeu a honraria, Thiago Gonçales; o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola; o Comandante do Exército entre 2003 e 2007, General Francisco Roberto de Albuquerque; o Comandante da 2ª Divisão do Exército, General Edison Diehl Ripoli; o Comandante da 11ª Brigada de Infante Leve, Agnaldo Oliveira Santos; o vice-prefeito de Itu, Luciano Alves Ribeiro; os vereadores Luisinho Silveira, Célia Rocha e Dr. Sérgio Castanheira; o Major PM Emerson Luciano Drague, que na ocasião representou o Ten-Cel PM Ricardo Moreira, Comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar Polícia do Interior – BPMI; e o ex-vereador e superintendente da FAMA Museu, Givanildo Soares da Silva, além de amigos, familiares e militares do Regimento Deodoro.
Conheça a trajetória do homenageado:
Clayton Ricardo Pontes ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 19 de fevereiro de 1994, sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 28 de novembro de 1998. Como Oficial Subalterno, serviu no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e no Centro de Instrução de Aviação do Exército.
Como Oficial intermediário, serviu no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e foi Observador Militar das Nações Unidas na Libéria. Como Oficial de Estado-Maior, serviu no Comando da Artilharia Divisionária da Primeira Divisão do Exército e foi instrutor de Operações de Paz na Escola de Missões Internacionais do Exército da Colômbia.
Ao posto atual, de Tenente-Coronel, foi promovido em 30 de abril de 2018, e em 2019 desempenhou a função de assessor parlamentar no Gabinete do Comandante do Exército junto à Câmara dos Deputados.
Condecorações:
- Medalha da Ordem do Mérito da Defesa – grau cavaleiro;
- Medalha da Ordem do Mérito Militar – grau cavaleiro;
- Medalha do Pacificador; Medalha da Vitória;
- Medalha Militar de Prata;
- Medalha Marechal Osório – o legendário;
- Medalha Marechal Trompowsky;
- Medalha das Nações Unidas na Libéria;
- Medalha Constitucionalista de 1932;
- Colar Evocativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842.