Djalma dos Santos recebe Diploma e Medalha “Zumbi dos Palmares”

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

25 de novembro de 2025

Imagem de capa da Notícia

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu, na noite da última segunda-feira, 24 de novembro, a sessão solene de outorga do Diploma e Medalha “Zumbi dos Palmares” ao senhor Djalma dos Santos.

Instituída através da Lei Municipal Nº 1306, de 22 de fevereiro de 2011, a honraria faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e é destinada a pessoas que colaboram para a divulgação de vida e obra de Zumbi dos Palmares ou que, de alguma forma, trabalham para combater o preconceito e a segregação racial.

Djalma é um dos fundadores da UNEI – União Negra Ituana, e participou por 31 anos da Missa Afro de Itu como percussionista e cantor. Também foi um dos fundadores da Avante Zumbi, grupo regional com a participação das cidades de: Porto Feliz, Votorantim, Itapetininga, Boituva, Sorocaba, Salto, Tietê, Iperó e Itu com o propósito de fortalecimento das entidades negras nos aspectos de direitos e políticas públicas para a população negra.

Durante a solenidade, ocorreu também a inauguração do quadro de Zumbi dos Palmares no Plenário da Câmara.

Participaram do evento o presidente da Câmara, Neto Beluci; o secretário municipal de Relações Institucionais, João Carlos Pestana, o vereador Luisinho Silveira; o presidente da UNEI Sidnei Santos; além de amigos e familiares do homenageado.

A homenagem contou ainda com a participação do senhor José Roberto, orador sobre Zumbi dos Palmares; da senhora Alessandra, filha de Djalma, que narrou a trajetória do pai; e das cantoras Roberta Rogéria Dias e Elza Jussara Bernardo.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Itu pelas redes sociais Facebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.