Lançamento do Programa Itu EcoLegal - Práticas Sustentáveis da Câmara de Itu

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

02 de julho de 2013

Imagem de capa da Notícia

 

Programa lançado pela Câmara de Vereadores de Itu se propõe a adotar as boas práticas de sustentabilidade
 

Foi lançado na manhã de 28 de junho, na Câmara de Vereadores de Itu, o Programa Itu EcoLegal que visa implantar práticas sustentáveis através de um modelo de gestão organizacional no ambiente de trabalho do Legislativo ituano.

Na abertura da cerimônia,  Josimar Ribeiro, presidente, ressaltou a “importância do gestor público promover ações que estimulem a formação da consciência cidadã em seus colaboradores, e afirmou a necessidade de desenvolver projetos, mesmo que num curto período” (no caso do mandato do presidente da câmara de itu ser de um ano corrente) que busquem a melhoria do servidor e do ambiente em que vive.

Frisou ainda o desafio de cada cidadão fazer a sua parte no processo, e que, como presidente pretende adotar modelo administrativo de boas práticas da Câmara, estimulando a cooperação dos servidores, assessores e vereadores. Em seguida, convidou Katherine Silva, Chefe de Gabinete da Presidência e Joaquim Galvão, Diretor Administrativo, para explanarem sobre o Programa Itu EcoLegal, suas etapas e seus projetos.

 

Katherine explicou que o programa compõe-se de cinco projetos: Gestão Adequadas de Resíduos, Sensibilização e Capacitação dos Servidores do Legislativo, Uso Racional dos Recursos e Combate ao desperdício e Adoção de Licitação Sustentável.

Ressaltou que o programa foi elaborado com base nas orientações da Secretaria do Meio Ambiente de Itu da Prefeitura da Estancia Turística de Itu, da Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P e do Projeto Esplanada do Ministério do Meio Ambiente.

Dentre os objetivos gerais do programa Itu EcoLegal, Katherine destacou:

1.  Orientar e sensibilizar servidores, assessores e vereadores para adotarem práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, consequentemente no âmbito familiar;

2.    Obter a melhor qualidade do gasto público, atentando para a eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos;

3.   Incentivar ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos;

4.  Promover a gestão de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta, integrando-se ao sistema municipal de Gestão de Resíduos da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e COMAREI;

5.    Melhorar a qualidade de vida no ambiente do trabalho;

 
 

Explicou ainda que os projetos serão implementados gradativamente, integrando-se com os projetos da Secretaria do Meio Ambiente  e serviços municipais e, inclusive, com as ações  do ILI – Instituto do Legislativo Ituano, no que trata da sensibilização e capacitação.

Os presentes também assistiram a uma palestra da secretária de Meio Ambiente, Patricia Otero, sobre gestão de resíduos e destinação ambientalmente correta, que destacou a importância da cooperação das esferas públicas e privadas de Itu diante da sustentabilidade socioambiental.

Na sequência, a fundadora da Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu (COMAREI) e atual coordenadora de meio ambiente da Prefeitura de Itu, Valéria Rusticci, orientou os presentes quanto a correta separação de resíduos diante dos coletores adquiridos pela Câmara e distribuídos para cada servidor/setor e frisou a atuação da cooperativa, no auxílio à destinação dos recicláveis do município.


 

 
 
 



 

Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Itu pelas redes sociais Facebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.