Câmara realiza palestra “Transparência nas Contas Públicas”
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
10 de julho de 2013
Foi realizada na tarde de 20 de junho, na Câmara de Vereadores de Itu, a palestra “Transparência nas Contas Públicas”. O evento faz parte das atividades do Instituto do Legislativo Ituano (ILI).
A palestra foi ministrada por Alequexandre Galvez, graduado em Ciências Contábeis, especialista em controladoria e mestre em gestão e desenvolvimento regional, e também por Luiz Mauro Chierighini, graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e atuante na contabilidade pública há mais de 18 anos.
Na abertura do evento, o Presidente da Câmara, Josimar Ribeiro, destacou “importância de momentos como este, no qual o cidadão é convidado a conhecer como são realizadas as contas públicas. Ações como esta, estimulem a formação da consciência cidadã, e a aproximação dos cidadãos ao órgão público, seja ele Legislativo ou Executivo”.
Em entrevista o palestrante Alequexandre Galvez sintetizou em algumas palavras a palestra:
“O conhecimento ao longo da história foi visto como recurso para a liberdade e crescimento. A transparência atualmente visa a dar clareza à população da gestão pública, sempre preservando a soberania nacional, a dignidade e o sigilo, conceitos preconizados na Constituição Federal de 1988. Para que seja exercida na sua totalidade é necessário um alinhamento entre poder público e partes interessadas, este pode ser exercido mediante treinamento, facilidade para acesso as informações, fixação em murais e outras iniciativas.
Atualmente o Brasil ocupa a 15ª posição do ranking da RTI rating, as legislações impõem limites aos gastos públicos bem como estabelecem modelos padronizados para divulgação das informações. O grande avanço em termos de qualidade na gestão público ocorreram, com a vigência da Lei Complementar nº 101, de 4 de Maio de 2000 e a lei complementar nº 131, de 27 de Maio de 2009. Além das legislações também há o controle externo das contas públicas, exercidos pelos legislativos e tribunais de contas, soma-se a isso a exigência de vários fundos federais que vinculam o envio de recursos financeiros mediante prestação de contas julgadas favoráveis pelos órgãos de auditoria.
Foi discutida também que não basta divulgar as informações é necessário que o poder público utilize as ferramentas de gestão para reduzir gastos internos a fim de proporcionar mais serviços à sociedade. No legislativo Ituano, como ferramenta de gestão a ser utilizada, optou-se pelo Balanced Scorecard, dentre as principais contribuições, houve uma redução de 78% no consumo de combustíveis comparando o ano de 2013 com o de 2012. O aperfeiçoamento do processo de licitações, onde o presidente não participa das negociações sem a presença do agente responsável, esta iniciativa trouxe como resultado reduções de até 12% em contratos, considerando os efeitos da inflação e outras iniciativas que estão em andamento.”