Presidente da Câmara realiza reunião entre representante de Águas de Itu e Vereadores para cobrar esclarecimentos
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
06 de fevereiro de 2015
O Presidente da Câmara, Vereador Marquinhos da Funerária, convidou a Águas de Itu para uma reunião com os Vereadores depois de uma queixa do munícipe Marcos de Moraes, que relatou, na primeira Sessão Ordinária do ano (ocorrida no último dia 04), a má qualidade da água que chega em sua residência, no Bairro Itaim.
A reunião dessa sexta-feira, 06, contou com a presença do Coordenador do Sistema Operacional da Águas de Itu, Maurício Camilo Franco e dos Vereadores Eduardo Ortiz e Marquinhos da Funerária.
O Presidente entregou a garrafa pet que foi trazida ao plenário pelo morador do Itaim ao representante da Águas de Itu, que se comprometeu a levar um técnico que irá coletar amostra de água da residência do Sr. Marcos Moraes para que esta seja analisada no laboratório físico- químico-bacteriológico da concessionária.
O coordenador esclareceu que a região vinha sofrendo com problemas na qualidade da água, mas que foi realizada uma nova interligação na barragem e limpeza para solucionar tal problema. Segundo Mauricio, muitos dos problemas que estão ocorrendo no sistema de água da cidade devem-se à fragilidade no qual o sistema ficou após a forte estiagem do ano passado. Além disso, durante o período de racionamento, a baixa pressão da rede pode gerar baixa na qualidade da água oferecida aos cidadãos.
Franco ainda reforçou que a Águas de Itu vem coletando diversas amostras de águas para fiscalizar a qualidade da substância. No entanto, esta água é coletada na entrada das residências, e por isso não há como garantir sua qualidade após sua entrada nas tubulações domésticas.
Como respostas ao fato ocorrido na última sessão, o Presidente Marquinhos da Funerária e o Vereador Eduardo Ortiz pediram para que seja feita nova avaliação da água na residência do sr. Marcos Moraes e de toda a região do Itaim. O vereador Eduardo Ortiz, que participou da reunião a convite do Presidente, relatou ”Já fui ao local ano passado, fui hoje no período da manhã e pude conferir a reclamação de vários moradores e solicitei providências da concessionária”.
Aguas de Itu por meio de sua comunicação enviou nota a Casa Legislativa:
De: Águas de Itu
Para: Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu
Ref.: Manifestação na Câmara
Resposta:A concessionária Águas de Itu esclarece que mantém cerca de 250 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) espalhados em todos os bairros da cidade exatamente para controlar e monitorar a qualidade da água distribuída aos seus clientes. As coletas e análises das amostras colhidas nesses PCQs são feitas periodicamente pela empresa que destaca que as amostras são coletadas no cavalete de entrada das casas. Os resultados dessas análises são sistematicamente encaminhados aos órgãos fiscalizadores como a Vigilância Sanitária municipal e estadual e a Agência Reguladora (AR). A concessionária lembra também que a responsabilidade pela manutenção adequada dos reservatórios internos das residências e condomínios é dos moradores e a orientação é a de que ela ocorra pelo menos duas vezes ao ano.
Especificamente em relação ao relato apontado pela reportagem, a empresa informa que durante o mês de janeiro chegaram à concessionária algumas manifestações de clientes apontando possíveis problemas com a água que abastecia o bairro. Equipes da Águas de Itu estiveram no local verificando a situação e, na semana passada foram realizados trabalhos de manutenção na rede de abastecimento do bairro Itaim. Desde então não houve o registro de nenhuma reclamação dos moradores no seu serviço de atendimento ao cliente relacionada ao relatado pela reportagem. A Águas de Itu coloca à disposição seu call center (0800 7224827) para encaminhamento desse e outros tipos de demandas de seus clientes.