Marcos Amaro e Ksenia Kogan Amaro recebem Cidadania Ituana

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

15 de abril de 2019

Imagem de capa da Notícia

A Câmara de Vereadores de Itu outorgou, na manhã do último sábado (13), o Título de Cidadania Ituana a Marcos Amaro e sua esposa, Ksenia Kogan Amaro. O casal é idealizador da Fundação Marcos Amaro e mantenedor da Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA), que funciona na antiga Fábrica São Pedro.

Durante o evento, Ksenia Kogan Amaro, que é pianista, ressaltou que a honraria concedida reforça o compromisso com as atividades desenvolvidas em Itu e anunciou que o casal pretende instalar uma sala de concertos na cidade nos próximos anos.

A cerimônia ocorreu no espaço FAMA durante a inauguração de três exposições: “Utopia de colecionar o pluralismo da arte”; “Aproximações: breve introdução à arte brasileira do século XX” e “Tríptico”; e contou com a presença do Presidente da Câmara e autor da propositura, Givanildo Soares da Silva (Giva), do deputado federal Herculano Passos, do deputado estadual Ricardo Mellão, do prefeito de Itu, Guilherme dos Reis Gazzola e dos vereadores Dito Roque, Luciano Alves Ribeiro e Rodrigo Macruz.

Natural de São Paulo (SP), Marcos Amaro é empresário e artista plástico. Estudou filosofia no Instituto Gens Educação e Cultura, iniciou sua atividade profissional como trainee na empresa TAM Aviação Executiva. Colecionador de artes, em 2012, criou a Fundação Marcos Amaro (FMA), com o intuito de dar acesso ao acervo particular e apoiar projetos de arte e cultura. Incorporou a este sonho a Fábrica de Artes Marcos Amaro, situada em Itu. A relação do homenageado com Itu começou ainda na adolescência, quando, junto ao pai, Rolim Amaro - comandante-fundador da TAM, vinha para a cidade visitar e pilotar antigos aviões da companhia.

Ksenia Kogan Amaro é pianista, natural da Rússia e formada pelo Conservatório Tchaikowsky em Moscou, reconhecida como a melhor universidade de música do mundo. Vencedora de concursos internacionais, apresentou-se, inclusive, para famílias reais da Espanha e da Bélgica e esteve envolvida em diversos projetos beneficentes organizados pela UNESCO. Mudou-se para o Brasil após apaixonar-se pelo marido, com quem desenvolve os trabalhos da FMA.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Itu pelas redes sociais Facebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.