Estudantes da EE Regente Feijó participam de palestra sobre feminicídio promovida pelo ILI
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
22 de novembro de 2022
Na tarde da última sexta-feira, dia 18 de novembro, o Instituto do Legislativo Ituano – ILI recebeu três turmas do 9º ano da Escola Estadual Regente Feijó participaram de uma palestra sobre Feminicídio proferida pela advogada e diretora de Proteção Básica da Prefeitura de Itu, Dra. Ísis Paloma Carneiro. Os vereadores Dr. Marcos Moraes e Patrícia da ASPA também participaram da atividade e responderam questionamentos dos estudantes.
A atividade foi proposta dentro da disciplina de Geografia, para compreender a construção da geografia do feminicídio no Brasil a partir de uma reportagem em vídeo produzida em 2022.
Além da apresentação de dados e leis fundamentais para punição e prevenção do feminicídio, a palestrante também explicou aos jovens os canais de denúncia e tipos de violência contra a mulher.
A servidora responsável pelo ILI, Graziela Primiani, também realizou uma apresentação para explicar aos jovens como a Câmara pode atuar no combate à violência contra a mulher, e apresentou leis municipais que versam sobre a temática.
O Instituto do Legislativo Ituano atende grupos estudantis para palestras mediante solicitação dos professores. Para solicitar, o professor deve encaminhar o pedido para o e-mail ili@camaraitu.sp.gov.br.
Sobre o Feminicídio
O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ser mulher ou em decorrência de violência doméstica.
A lei 13.104/15, conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo o feminicídio como um qualificador do crime de homicídio.
Para denunciar crimes de violência contra a mulher:
Ligue 190 – Polícia Militar
Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência, pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local para o atendimento. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.