Tribuna Livre: Vicente Auler – Hospital Amaral Carvalho
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
16 de outubro de 2025
Durante a 30ª Sessão Ordinária de 2025, realizada em 14 de outubro, o senhor Vicente Mário Martini Auler, diretor de expansão do Hospital Amaral Carvalho, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a história da instituição, que completou 110 anos.
Inicialmente o hospital tinha como foco principal a maternidade na cidade de Jaú (SP), mas em meados da década de 1970, tornou-se referência no tratamento oncológico no interior do Estado de São Paulo. Agora, o Hospital escreve um novo capítulo desta história, com a construção de um Centro de Referência na cidade de Itu.
De acordo com Auler, apenas em 2024, 1.892 pacientes de Itu foram atendidos no hospital de Jaú; uma média de sete pacientes por dia. A viagem dura em torno de oito horas, entre ida e volta, além do tempo de consulta e tratamento hospitalar. A construção da unidade em Itu visa atender esta demanda, trazendo mais conforto e conveniência aos pacientes.
Inicialmente, o Hospital Amaral Carvalho irá ocupar uma ala na Santa Casa de Itu, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026. Posteriormente, deverá ser construído um prédio novo, na região do Pirapitingui, para abrigar a Unidade Oncológica de Itu do Hospital Amaral Carvalho; que será um hospital regional CACON (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).
O orador reforçou a importância dos vereadores como porta-vozes do projeto em Itu, e pediu a colaboração de todos. Para conferir a Tribuna Livre na íntegra, clique aqui.
Sobre a Tribuna Livre
A participação na Tribuna Livre é regulamentada pelo Artigo 116 do Regimento Interno da Câmara.
O munícipe que possui interesse em usar este espaço precisa comprovar ser eleitor no Município da Estância Turística de Itu, proceder a inscrição com antecedência e indicar o assunto a ser tratado. Também é necessário ser um representante legal ou estar devidamente credenciado por:
- Entidade declarada de utilidade pública pelo Município;
- Entidade sindical, social ou popular, com base no Município;
- Sociedade Amigos de Bairros, legalmente constituída.
Não serão admitidas exposições que versem sobre assuntos de caráter político-ideológico ou pertinentes a questões essencialmente pessoais.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail contato@camaraitu.sp.gov.br.