Os vereadores votaram, durante a 11ª Sessão Ordinária de 2018, o Projeto de Resolução Nº 02/2018, que trata das mudanças do Regimento Interno da Casa. As alterações passam a valer a partir do mês de maio.
A pedido da vereadora Maria do Carmo Piunti, o artigo 1º, que altera o dia e horário das sessões; de segunda-feira às 18h para terça-feira às 16h; foi votado em destaque, isto é, separadamente. A mudança foi aprovada por dez votos a três, sendo contrários os vereadores Dr. José Galvão, Maria do Carmo Piunti e Normino José de Oliveira (Normino da Rádio).
Os demais artigos da propositura foram aprovados por unanimidade. Confira as mudanças:
Sobre as sessões
As sessões passarão as ser realizadas nas quatro primeiras terças-feiras do mês, às 16h, sendo o tempo máximo de cada sessão de sete horas e 15 minutos.
O Expediente será dividido em duas etapas; o Pequeno Expediente, com duração de duas horas, no qual devem ocorrer a aprovação da ata, leitura de matérias e proposições dos vereadores, e o Grande Expediente, com duração de três horas e quinze minutos, no qual cada vereador terá direito a fazer o uso da palavra por 15 minutos improrrogáveis.
Após o Expediente, haverá um intervalo de 15 minutos, ocorrendo na sequência a Ordem do Dia, que corresponde às votações matérias em regime especial, vetos e matérias em regime de urgência, matérias em regime de prioridade, matérias em redação final, matérias em discussão única, matérias em segunda discussão, matérias em primeira discussão e recursos.
Iniciada a sessão, após a leitura bíblica, será entoado o Hino de Itu em todas as sessões ordinárias. Embora já houvesse o hábito de entoar o hino da cidade, a medida não estava prevista no Regimento Interno e agora passa a fazer parte de seu texto.
Modernização
Uma alteração no trâmite interno determina que as matérias pertencentes à Ordem do Dia e do Expediente deverão ser publicadas no site da Câmara 24 horas antes do início da sessão, modernizando a publicidade das informações aos edis.
Anteriormente o Regimento Interno da Casa determinava que o Departamento de Secretaria deveria entregar uma cópia de todas as matérias a todos os vereadores nos mesmos prazos mencionados. Agora, a Secretaria deverá entregar cópias apenas de proposições que entrarem em regime especial.
Título de Cidadão Emérito
Os Títulos de Cidadão Emérito poderão ser outorgados apenas a ituanos natos.
Confira o projeto de resolução na íntegra através do link: http://consulta.siscam.com.br/camaraitu/arquivo?Id=24993
Publicado em: 17 de abril de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Não Especificado
O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...
Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...
Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...
No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.5 | Desenvolvido por: Sino Informática.