Notícias

Câmara de Itu homenageia entidades do meio Espírita e Umbandista com Diploma e Medalha “Fiori Amantéa” e “Mícola Corazza”


Na noite da última quarta-feira (26/11), a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu a cerimônia de entrega do Diploma e Medalha “Mícola Corazza” ao Centro Espírita de Umbanda “Ogum Ramatis do Oriente” e do Diploma e Medalha “Fiori Amantéa” à Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino.

O Centro Espírita de Umbanda “Ogum Ramatis do Oriente” teve origem no final da década de 1960, estruturado a partir da dedicação de seus fundadores, Sra. Mícola e Sr. Roque Corazza, que, motivados pela missão espiritual de acolhimento, consolidaram a instituição oficialmente em 1973. A construção da atual sede, fruto do esforço coletivo de médiuns e voluntários, marcou o início de uma trajetória pautada na caridade, no trabalho espiritual e nas ações sociais que a Casa mantém há mais de 50 anos.

Representada na solenidade pela senhora Nadir Santos de Lima, sucessora espiritual de Mãe Mícola e dirigente da instituição, a entidade segue oferecendo orientação, assistência e apoio à comunidade ituana, preservando o legado de fé, disciplina e solidariedade que a originou.

A Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino foi fundada em 1948 pelo casal Fiori Marcello Amantéa e Valéria Tabachi Amantéa, e tornou-se referência em assistência social e prática espírita em Itu. Desde sua criação, desenvolve iniciativas contínuas, como o tradicional “Natal da Cabaninha”, além de projetos marcantes, como o Ambulatório Médico dos Pobres (1955) e o orfanato “Lar de Jesus – O Sol dos Sóis” (1973). Reconhecida como entidade de utilidade pública municipal e estadual, mantém até hoje programas de apoio a famílias, distribuição de cestas básicas, enxovais, bazares beneficentes e atendimento espiritual.

Na cerimônia, a instituição foi representada por Robson Luís Perina, que integra a atual gestão e contribui para a preservação do trabalho assistencial e comunitário iniciado pelos fundadores, garantindo a continuidade de sua função social e espiritual há 76 anos.

Prestigiaram a cerimônia os vereadores Thiago Gonçales – que presidiu a sessão, a vereadora Elaine do Posto e o vereador Engenheiro Eduardo Alves. Foi orador do Centro Espírita de Umbanda “Ogum Ramatis do Oriente” o senhor Ademir Corazza, filho dos fundadores; o orador da Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino foi José do Carmo Rodrigues.
Também participaram os membros da comissão responsável pela escolha dos homenageados, Luis Fernando Zonatti (Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundo), Mãe Helena (Centro Espírita Pai Xangô); e o assessor Silvio Lisboa, representando o vereador Moacir Cova. 

Instituídos através da Lei Municipal Nº 2.116/2019, o Diploma e a Medalha “Fiori Amantéa” e “Mícola Corazza” são destinados a pessoas ou entidades atuantes no meio Espírita/Umbandista no âmbito do município de Itu.


Outras Notícias

Fique por dentro

Na próxima terça-feira, dia 02 de dezembro, às 14h, a Câmara de Itu realiza a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora e Comissões Permanentes para o ano de 2026. As chapas concorrentes devem s...

Leia Mais

Realizada em 25 de novembro, a 36ª Sessão Ordinária contou com a presença de todos os vereadores, exceto a vereadora Elaine do Posto, que não pode comparecer por questões médicas. Em segunda discu...

Leia Mais

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu, na noite da última segunda-feira, 24 de novembro, a sessão solene de outorga do Diploma e Medalha “Zumbi dos Palmares” ao senhor Djalma...

Leia Mais

Realizada em 18 de novembro, a 35ª Sessão Ordinária contou com a presença de todos os vereadores de Itu.  Na Ordem do Dia, 13 projetos estiveram em pauta: Em primeira discussão, o Projeto de Lei...

Leia Mais