Notícias

Câmara de Itu inaugura a Mostra de Arte e Cultura do ILI sobre os 356 anos de sua História


A Câmara de Vereadores de Itu, por meio do ILI – Instituto do Legislativo Ituano, inaugurou na noite da última sexta-feira, 13 de dezembro, a exposição permanente “História e Memória da Câmara de Itu”, procurando atender ao objetivo de valorizar a história do município de Itu e, principalmente, resgatar a memória institucional da Câmara de Vereadores.

A 1ª etapa da exposição permanente “História e Memória da Câmara de Itu”, representa o início de um projeto maior: reunir e dispor na Casa do Povo, informações relevantes da História do Legislativo de Itu e de estimular a valorização da Identidade local por e para a sociedade.

Para aqueles que compareceram, puderam conhecer um pouco mais da História do Legislativo Brasileiro com o palestra Antônio José Barbosa, doutor em História pela Universidade de Brasília e membro de corpo editorial da E-Legis-Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.

Barbosa foi indicado para a palestra pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), por meio de seu Presidente Florian Madruga. Que após a apresentação dos resultados do ILI fez um convite para que o ILI fosse um dos palestrantes do próximo encontro das Escolas do Legislativo e de Contas que acontecerá em abril de 2014.

O Presidente da ABEL declarou “Eu nunca vi nesses inúmeros anos de trabalho junto as escolas do legislativo, uma escola que em tão pouco tempo alcançou patamares tão altos”, segundo o Dr. Florian o projeto de valorizar a história da Câmara de Itu através de uma exposição que foi organizada, planejada e executada por uma escola do legislativo é um diferencial de qualquer outra escola do Brasil, é um projeto para ser apresentados a todas as outras escolas legislativas, para que elas possam valorizar o legislativo e aproximar a comunidade das Casas de Leis.

A ocasião foi marcada também com a entrega dos certificados aos palestrantes e homenageados que colaboraram com o ILI.

 

 

 Apresentação de resultados das ações do ILI de 2013:

A Mostra comemorou o enceramento do primeiro ano de atividades do ILI e apresentou o PIPA (Plano Institucional, Pedagógico e Administrativo do ILI) composto por 3 macro programas:

·                   Programa saber: Cursos, palestras e atividades similares para capacitação, treinamento, atualização e aperfeiçoamento.

·                   Programa prossiga: Estímulo à complementação educacional e avanço de níveis escolares.

·                   Programa Integração: Conjunto de Projetos integradores da Câmara com a comunidade. São eles:

       I.            Mostra de Arte e Cultura foi criada conforme a Lei nº 1578 de 2013: e implantou a sua 1ª etapa através da Exposição “Câmara de de Itu – História e Memória”;

     II.            Projeto EcoLegal: Práticas Sustentáveis da Câmara de Vereadores de Itu (Projeto de Lei nº0158/2013);

 III.            Vereador Mirim (Projeto de Lei nº0120/2013);;

 IV.            Café com o Legislativo;

    V.            Observatório de Políticas Públicas

 VI.            ILI Itinerante;

VII.            Bem vindo à Câmara.

O PIPA foi apresentado ao público presente pela Diretora Presidente do ILI, Katherine Silva, somada à demonstração dos resultados que o ILI alcançou neste ano. Segundo os dados analisados a Câmara de Vereadores de Itu recebeu no ano de 2013 10.004 visitantes sendo destes 2.134 participaram das 50 atividades diversas do Instituto que juntas somam 176 horas-aula. O diferencial destes dados é que:

89% dos participantes do ILI nunca haviam adentrado a Casa Legislativa;

30% dos que frequentaram o Instituto eram da própria instituição;

30% de empresas privadas;

13% da rede pública de ensino com a participação dos EJAs;

8 % das faculdades;

9% das prefeituras e câmaras da região;

5% da Prefeitura de Itu;

5% restantes são da soma das associações, autônomos e escolas particulares.

 

Segundo Katherine “Desde o começo do ano, toda a equipe do ILI se dedicou em projetar, adequar, estruturar e diversificar um centro de estudos nas dependências da Câmara de Itu-SP com o propósito maior de oferecer à comunidade uma prestação de serviços diferenciada, para que a sociedade civil se aproxime do Poder Legislativo e, este, corresponder com as demandas da população.  Reconhecemos que a caminhada é longa, entretanto, importantes passos foram dados nesta direção e parcerias fundamentais foramfirmadas em nossa cidade.”

 

 

A EXPOSIÇÃO:

 

A Galeria Permanente “História e Memória da Câmara de Itu”,  essa exposição é a 1ª etapa do trabalho realizado pela MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO ILI – Instituto do Legislativo Ituano, seguinto os preceitos do Programa de Integração que busca aproximar a comunidade e a Câmara de Itu.

O projeto contou com a colaboração de diversas pessoas e entidades entre elas: o Museu Republicano Convenção de Itu MP/USP, através da especialista em pesquisa, Dr. Anicleide Zequini e a educadora Aline Antunes Zanata, que colaboraram com o levantamento histórico dos dados, o diretor executivo do ILI, Joaquim Galvão, da Oficial administrativa da secretária técnico-legislativa, Maria Luisa Sampaio e dos colaboradores Thiago Schoba, na edição de arte, e João Lucas Schoba, Relações Públicas, além da colaboração de todos os servidores da Casa que contribuíram para o trabalho.  A pesquisa ainda não se encerrou aqui, ela será contínua e estimulada pela participação da sociedade interessada em contribuir com dados relevantes ao acervo em questão.

 

Para os interessados, a Mostra começa contando a fundação de Itu e a sua elevação a Vila em 1657, a partir dai é instalada a Câmara de Itu, no mesmo painel os símbolos oficiais que remetem a formação e história de Itu são apresentados, são eles: o Hino, o Brasão e a bandeira.

Para que o visitante possa compreender como ocorreu a formação da cidade a exposição mostra em um de seus painéis as mudanças de localização da sede da Câmara e os principais fatos que ocorreram em cada um deles.

Em outro momento é apresentado ao público o papel que a Câmara exercia na cidade no período Imperial, na época a Câmara tinha como principal função a organização do espaço urbano. Em Itu, ela foi responsável por trazer a Iluminação, água encanada, a organização urbana entre tantas outras.

Outro papel da Câmara apresentado na exposição é a concessão de honrarias, hoje a Câmara de Itu entrega os Títulos de cidadão ituano e cidadão emérito a pessoas que de certa forma se destacaram na cidade de Itu. Outra honraria concedida pela Câmara são os diplomas e medalhas que hoje somam seis honrarias entregues durante o ano.

Nos últimos painéis da mostra o tema abordado é a Câmara hoje, quais as funções de cada poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), as competências da Câmara Municipal e dos Vereadores, as diferentes proposituras que podem ser apresentadas e qual o caminho percorrido para que um projeto vire uma Lei.  

Para aqueles que quiserem contribuir para a exposição, envie fotos, documento ou histórias para o e-mail: memoria@camaraitu.sp.gov.br. Já os interessados em visitar agende uma visita pelo telefone (11) 4403-9300. 


Publicado em: 17 de dezembro de 2013

Publicado por: Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Não Especificado

Outras Notícias

Fique por dentro

O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...

Leia Mais

Eleita Mesa Diretora para 2019

14 de dezembro de 2018

Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...

Leia Mais

  Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...

Leia Mais

No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...

Leia Mais