Notícias

Câmara entrega Título de Cidadania Ituana ao Desembargador Dr. José Renato Nalini


Na última sexta-feira, 18 de outubro, a Câmara de Vereadores outorgou em Sessão Solene o Título de Cidadania Ituana ao Desembargador Dr. José Renato Nalini. No auditório do Sincomércio, a cerimônia foi prestigiada por autoridades locais, de São Paulo e da Região, entre eles o Presidente da Câmara, Josimar Ribeiro, o Diretor do Fórum, Dr. Hélio Furakawa, o Presidente da 53ª subsecção da OAB/SP, Dr. Eduardo Tavares,o Vereador Olavo Volpato, o Vereador Marquinhos da Funerária, Vereadora Balbina, Vereadora Nair Langue, Vereador Matheus Costa, Vereador Dr. Bastos entre juízes, promotores, desembargadores entre outros.

O Título de Cidadania é a maior honraria outorgada pela Câmara de Vereadores. Portanto, é entregue apenas aqueles que desenvolvem trabalhos relevantes à cidade de Itu. Com isso, a escolha do Vereador Olavo Volpato, autor do projeto de Decreto Legislativo nº339, foi diretamente relacionado ao trabalho que o desembargador desenvolveu em Itu.  Dr. Nalini foi Promotor Substituto em 1973 e Juiz titular da 2a Vara em 1979. A sua atuação ao longo dos anos dedicados ao Ministério Publico e à Magistratura do Estado de São Paulo, conceitua-o perante aos seus pares e à sociedade em geral, como um dos mais brilhantes do Judiciário do Estado de São Paulo. Durante sua trajetória o Dr. José Nalini nunca se desligou da cidade de Itu. Em seu discurso Nalini afirma: “Nada fiz para merecer esta láurea, que no entanto me emociona, juntar-me a cidadãos tão ilustres como Prudente de Morais, Dom Gabriel ,madre Theodora, Padre Bento entre tantos outros .”

Breve currículo do Dr. José Renato Nalini apresentado pelo Vereador Olavo Volpato em seu Projeto de Decreto Legislativo: “O Dr. José Renato Nalini é uma das mais brilhantes personalidades do Judiciário do Estado de São Paulo.

A sua atuação ao longo dos anos dedicados ao Ministério Publico e à Magistratura do Estado de São Paulo, quer se a considere do ponto de vista do domínio teórico do Direito, quer se a considere do ponto de vista das práticas levadas a efeito para a efetiva disponibilização da Justiça para todos os cidadãos que a ela recorrem, conceitua-o, tanto perante seus pares quanto perante a sociedade em geral, como um dos mais brilhantes quadros da Justiça Paulista.

O Dr. José Renato Nalini graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas no ano de 1971, tendo obtido o Mestrado no ano de 1992 e o Doutorado em Direito Constitucional no ano de 2000, ambos pela Universidade de São Paulo.

Ingressou por concurso público no Ministério Público do Estado de São Paulo em 13/01/1973 tendo exercido o cargo de Promotor de Justiça nas cidades de Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba. Integrou a primeira equipe de Promotores para Repressão da Violência no Estado de São Paulo.

Por concurso público, no ano de 1976, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo, tendo atuado no Juizado de 1ª. Instância nas comarcas de Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo.

Em 1990 passou a exercer funções no Juizado de 2ª. Instância no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tendo sido no ano de 1993 promovido por merecimento a Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, órgão que presidiu entre os anos de 2003/2004. Atualmente é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tendo sido eleito para o cargo de Corregedor Geral da Justiça para o biênio 2012/2013.

Exerceu a docência nas seguintes instituições, ministrando, respectivamente, as seguintes disciplinas: Instituto de Educação Experimental de Jundiaí-SP (1971-73), Economia Política; PUC-Campinas (1974-76), Teoria Geral do Estado; Escola Superior de Educação Física de Jundiaí-SP (1974-76), Sociologia; Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos (1976-79), Introdução ao Estudo do Direito; Universidade Paulista (1992-2004), Direito Constitucional e Direito Civil; e Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2002-2002). Foi professor titular do programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) da UNIP (2004-2007).

Atualmente é secretário-executivo da Academia Paulista de Letras (APL), professor da Sociedade Padre Anchieta de Ensino S/C Ltda, da UNINOVE e da Escola Paulista da Magistratura, sendo, ainda, membro do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Nos ituanos muito temos a nos orgulhar do brilhantismo da carreira do Dr. José Renato Nalini visto que, desde bem cedo, na distante década de 1970, exercendo em Itu os cargos de Promotor e Juiz de Direito, já nos tornava admiradores das suas qualidades intelectuais e morais, qualidades essas que o passar dos anos só fizeram confirmar.

Nada mais justo que a comunidade ituana, através de seus representantes neste Legislativo Municipal, venha a tributar-lhe a homenagem da concessão do Título de Cidadania Ituana, matéria do presente Projeto de Decreto Legislativo que, nesta oportunidade, levo à consideração dos Nobres Pares.”


Publicado em: 22 de outubro de 2013

Publicado por: Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Não Especificado

Outras Notícias

Fique por dentro

O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...

Leia Mais

Eleita Mesa Diretora para 2019

14 de dezembro de 2018

Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...

Leia Mais

  Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...

Leia Mais

No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...

Leia Mais