Foto: Rafaela Galvão No último dia 22 de junho, foram realizadas as formaturas do Centro de Capacitação Profissional (CCP) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os dois últimos eventos realizados no auditório do antigo Centro Administrativo Municipal. As cerimônias formaram 275 alunos pelo CCP e 427 pelo CRAS. Os dois programas visam à qualificação profissional e geração de renda extra.
Os alunos que se formam pelo CCP e CRAS buscam um novo ofício para se recolocarem no mercado de trabalho, e para isso as instituições oferecem diversos cursos profissionalizantes, dentre os quais: panificação e confeitaria, informática, salgadinho, diversos cursos de artesanato em geral, manicure e pedicure, corte e costura, garçom e garçonete, pizzaiolo, cabeleireiro, entre outros.
Fizeram questão de prestigiar os eventos: o Prefeito Herculano Passos, a Deputada Estadual Rita Passos, o Vice-Prefeito Josimar Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal Givanildo Soares da Silva “Giva”, a Secretária Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida, a Coordenadora do Centro de Capacitação Profissional Françoise Corrêa, e, representando todos os instrutores do CCP, Mariana Soziane e Fátima Regina Francischinelli Alves Ferreira, Diretora do Departamento de Proteção Social Básica.
O Prefeito Herculano frisou que, desde suas inaugurações, o CCP e o CRAS foram responsáveis por melhorar a vida de 12 mil pessoas que passaram pelos centros. O Prefeito ainda fez questão de ressaltar o trabalho realizado pela Deputada Rita Passos, quando esta era presidente do Fundo Social de Solidariedade ao instituir o CCP, e o seu empenho junto ao CRAS.
O Presidente da Câmara, Vereador “Giva”, lembrou a importância dos cursos profissionalizantes e o papel da Prefeitura: “O Prefeito honra com seus compromissos, e é através desses compromissos que a Prefeitura pode proporcionar esses cursos para as pessoas, e que possa proporcionar novos cursos, pois quando aprendi datilografia no Convento do Patrocínio é que eu pude ampliar meu currículo para o mercado de trabalho, pois eu tive uma oportunidade e é está oportunidade que vocês estão tendo hoje”.