Como o político deve se apresentar e se relacionar com seus eleitores na internet? De que forma comunicar suas ideias e debater com os cidadãos, nas redes sociais, as propostas para melhorar as cidades?
Essas e outras questões da WEB Cidadania serão discutidas em Itu, na quarta-feira, 29 de junho, às 19h, no auditório do ILI - Instituto do Legislativo Ituano, no prédio anexo da Câmara Municipal, após a palestra "A Comunicação e a Política na Era Digital” (aberta e gratuita a todos), apresentada pelos jornalistas Ricardo Cox e Adriana Pereira.
Neste evento, promovido pelo ILI - Instituto do Legislativo Ituano, será possível perceber como a forma de fazer e discutir política mudou com a Internet e as Redes Sociais. Até pouco tempo atrás, a opinião pública era "formada" pelos veículos tradicionais de Comunicação, como jornal, rádio e televisão. Nesta era digital, Facebook, Twitter, You Tube e outras Redes Sociais, disseminam informações e opiniões em discussões que exercem grande influência e "fazem a cabeça" de milhares de cidadãos internautas. O que mudou?
Segundo estudo divulgado em 2015 (We Are Social), dos 204 milhões de habitantes no Brasil, 110 milhões são usuários de internet (54%); 96 milhões têm perfis em redes sociais, 276 milhões têm celular e 78 milhões acessam seus perfis por meio de dispositivos móveis. O brasileiro, em média, fica 5:26 horas conectado à internet; gasta 3:47 horas nas redes sociais e 2:49 horas com TV. Por causa desse número crescente de internautas, é cada vez maior a importância da Comunicação na Política nessa Era Digital.
Para obter maior aproximação com a população, expor suas ações e opiniões, os políticos brasileiros estão sendo obrigados a utilizar cada vez mais as redes sociais. Mas para conseguir um resultado efetivo, além de um planejamento estratégico, são necessários profissionais capazes de criarem uma grande rede de relacionamento e de confiança, passível de medição e monitoramento, diários.
De acordo com Katherine Silva, Presidente do ILI e Vice Presidente da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, “as escolas instaladas nas Câmaras de Vereadores do Brasil estão atentas para a necessidade de discutir formas de Comunicação Pública e Política, principalmente através da internet, que é hoje, o caminho mais acessível para o cidadão se informar. Além disso, as redes sociais facilitam o contato entre o parlamentar e o cidadão de forma que o papel institucional do Poder Legislativo possa ser aprimorado e se torne mais próximo da sociedade.”
Segundo o jornalista e publicitário Ricardo Cox, a maioria dos políticos ainda está tateando no ambiente digital por falta de informação adequada, perdendo uma grande oportunidade de se relacionar com os cidadãos. A jornalista Adriana Pereira lembra que o mercado requer profissionais de Comunicação e TI para esse ambiente digital que cresce vertiginosamente.
Para Adriana e Ricardo, a Web Cidadania tem como mudar a política e transformar a vida nas cidades de uma forma como nunca se viu. E esse debate está aberto a todos os cidadãos atuantes, políticos, universitários, profissionais de comunicação, tecnologia, marketing, etc.
O evento é gratuito e acontece no auditório do ILI - Instituto do Legislativo Ituano, no prédio anexo (em frente) à Câmara Municipal de Itu, na quarta-feira, dia 29/06, às 19h.
As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo email: ili@camaraitu.sp.gov.br, pelo telefone: (11) 4403-9329 ou pessoalmente na Sede do ILI, Alameda Barão do Rio Branco, 43 – Centro.
Mini currículo dos palestrantes
Ricardo Cox
Jornalista, de 1977 a 1986 trabalhou como Repórter Cinematográfico na TV Globo em MG, SP e na França.
Diretor Cinematográfico, foi sócio-diretor da Vídeo Paulista (SP), onde produziu e dirigiu centenas de comerciais, vídeos institucionais, de treinamento e campanhas políticas para diversos partidos.
A partir de 1996, em Cabo Frio–RJ, atuou em várias campanhas políticas e projetos de comunicação e marketing pela sua agência de propaganda Cox.com.
De 2004 a 2009, foi assessor de Comunicação na Prefeitura de São Pedro da Aldeia (RJ) e na Câmara Municipal.
Hoje, reside em Campinas e presta consultoria de Comunicação e Marketing.
Adriana Pereira
Jornalista (PUC - Campinas - 1990), com MBA (FGV) em Gestão Empresarial, foi repórter do Diário do Povo e Jornal de Domingo (Campinas), assessora de Comunicação do Semae (Piracicaba) e chefe de redação da agência de publicidade Arte Brasil (Campinas).
Em Cabo Frio – RJ, trabalhou no Jornal Folha dos Lagos, foi assessora de comunicação da Associação Comercial, e Diretora do Depto. de Comunicação e Imagem da Prolagos S.A. (2002-2013). Em Campinas, hoje é consultora de Comunicação e Marketing.
Publicado em: 15 de junho de 2016
Publicado por: Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Não Especificado
O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...
Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...
Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...
No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.5 | Desenvolvido por: Sino Informática.