Continuando seu projeto de visitar todas as entidades sociais de Itu, o Presidente Marquinhos da Funerária visitou nessa semana a Casa de Emaús, sendo recebido pela Diretora Leonor Martins e pela Assistente Social Helenive Maria Viveiros
A Entidade Social Casa de Emaús, que antes era Cidade Refúgio, foi criada em 1999 pelo Pr. Benedito Giácomo Mello e por um grupo de pessoas preocupadas com as condições de vida da população de rua. É uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos. Tem por finalidade oferecer atendimento ininterrupto, por período de tempo determinado (de 06 a 09 meses) a essa população, visando contribuir para sua autopromoção, resgate de cidadania e reintegração na sociedade.
A entidade tem como objetivo acolher e garantir proteção integral a homens em situação de rua, visando o resgate de sua cidadania oferecendo os seguintes serviços: Oficina de Laborterapia; palestras; moradia; documentação; encaminhamento a rede básica de saúde; alimentação.
Hoje a Casa de Emaús abriga 20 assistidos, sendo todos homens em situação de rua, entre esses alguns apresentam dependência de álcool e drogas. Atualmente a instituição recebe um repasse da Prefeitura, advindo do Estado, no valor de quatro mil reais mensais, e doações da sociedade, essa verba e revertida para o pagamento do aluguel do prédio, e pagamento de 04 funcionários (Psicóloga, Assistente Social, Auxiliar Administrativo e Monitor).
Além destes custos, a instituição está passando por reformas para adequar-se as normas exigidas. Antes da reforma a instituição contava com 02 quartos (cada um com 04 assistidos) e um alojamento (com 16 homens), para se adequar as novas regras está sendo construindo cinco quartos com capacidade para receber 04 pessoas.
O Presidente Marquinhos gostou do tratamento que os assistidos recebem na Casa de Emaús, destacou a preocupação da entidade em manter os assistidos ocupados, sempre ensinando um novo oficio para ajuda-los a ter uma nova vida. Marquinhos também admirou o trabalho e a dedicação que está sendo feito a reforma, que apesar das dificuldades, tudo é feito com muito carinho e atenção.
O Presidente conversando com o senhor Claudemir Robson perguntou como ele se sentia na instituição: “Aqui pela primeira vez me sinto gente, já passei por quatro internações em diferentes entidades, é só aqui acho que vou conseguir terminar meu tratamento. Nas outras instituições fui humilhado, mau tradado, passei fome. Aqui recebemos cinco refeições muito boas. Sou tratado com respeito, aqui tem gente de bem.”
Marquinhos parabenizou a diretoria e os funcionários pelo trabalho realizado. Dona Leonor respondeu: “Só quem vem aqui conhecer a nossa luta que entende nossas dificuldades. Obrigado por ter vindo conhecer a Casa de Emaús. Gostamos muito de sua visita é muito importante para entidade, pois são tão poucos os que se interessam pelas entidades.”
Denuncia:
A diretoria da Casa de Emaús denuncia que pessoas de má fé vem se utilizando do nome da entidade para arrecadar dinheiro e doações que são desviado para outros fins. A diretora Leonor deixa claro que a Casa de Emaús não recolhe doações de casa em casa e nem utiliza-se de ligações para arrecadar fundos. A única forma de contribuir com a entidade e fazendo doações em sua sede (Rua Paina do Campo, s/n, lote 14, quadra 02 – Chácara Reunidas Ipê) ou doações em conta bancária (Banco Itaú, agência 8052, conta corrente 14665-4).
Publicado em: 15 de maio de 2015
Publicado por: Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Não Especificado
O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...
Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...
Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...
No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.5 | Desenvolvido por: Sino Informática.