Nas últimas semanas, vem sendo discutido em plenário a questão da qualidade do atendimento do Hospital São Camilo. Nessa sexta-feira, 24, o Presidente Marquinhos da Funerária visitou as instalações da instituição e foi recebido pelo Diretor Gilson da Conceição Silveira, pelo médico Dr. Fábio do Espirito Santo Bailoni, diretor técnico e pela enfermeira Giovana Mugnato Ferrari, gerente assistencial.
O Presidente Marquinhos, logo no início do encontro, relatou que ele mesmo já sofreu com a demora no atendimento, mesmo utilizando a área do convênio particular, e questionou à Diretoria sobre a quantidade de médicos de plantão para atender à população: “Demorei três horas para ser atendido e a justificativa foi a falta de médicos. Gostaria de saber quantos médicos o hospital tem para atender o pronto-atendimento.” O Diretor do São Camilo, Gilson, afirmou que na escala do pronto-atendimento e pronto-socorro, há dois médicos exclusivos para os convênios particulares e quatro para a ala do SUS. Gilson ainda afirmou que, existem, sim, momentos de maior fluxo que acabam por gerar um maior tempo de espera, mas o hospital está trabalhando para melhorar esta demora. Para isso, houve a contratação de um novo coordenador de pronto atendimento, responsável por administrar a escala dos médicos.
Questionados pelo Presidente Marquinhos a diretoria relatou que hoje o Hospital São Camilo está no Programa “Santas Casas Sustentáveis”, responsável por destinar as verbas estaduais para a instituição. Nesse programa, o São Camilo é avaliado e possui metas em 32 quesitos, entre eles o atendimento. Essa verba é destinada a cirurgias eletivas de alta complexidades, internações, diagnóstico entre outros. Para o caso do Pronto Socorro e Pronto Atendimento os recurso têm que vir do munícipio. No caso de Itu e do Hospital São Camilo, a questão do destino das verbas está sendo discutida na Justiça, uma vez que o pronto socorro e o pronto atendimento estão funcionando através de liminar, que determina que a prefeitura direcione 536 mil reais mensais a instituição. Foi designado pela Justiça a perícia para averiguar o valor real do custo deste atendimento ao Hospital.
Após a reunião de esclarecimento sobre a atual situação do São Camilo, o Presidente Marquinhos pediu para que pudesse visitar as alas do hospital e verificar como está o atendimento. Acompanhado do corpo de médicos, o Presidente passou pela maternidade, UTI neonatal, pediatria, UTI adulto, e também pelas alas de internações e do pronto socorro e do pronto atendimento.
Averiguando as alas, o Presidente ficou satisfeito com a limpeza do hospital e com os pacientes muito bem atendidos. Notou ainda que na ala da maternidade, as mães e bebês estão sendo bem cuidados e bem alimentados, além de serem assistidos de perto pelas enfermeiras. Na UTI Neonatal pôde verificar que a instituição conta com 24 incubadoras, sendo que durante a visita 14 delas estavam sendo utilizadas para tratamento de bebês prematuros. Durante esta etapa da visita, o Dr. Fábio ressaltou que o Hospital São Camilo é referência em atendimento à gestante de auto risco.
Por onde passou, o Presidente Marquinhos conversou com os pacientes para averiguar como estavam as condições do hospital e ficou satisfeito com o relato deles quanto ao bom atendimento, desde a UTI adulta (com 10 leitos), sendo eles todos ocupados durante a visita, até o pronto atendimento.
Ao conversar com um munícipe, senhor Genario Campelo, Marquinhos ouviu: “Ótimo atendimento!”. Outro senhor, Edson Martins, que acompanhava o pai complementou: “Apesar do número de pessoas esperando, sei que meu pai vai ser atendido e fará os exames que precisa”
Ao final da visita, que durou três horas, o Presidente Marquinhos afirmou que voltará a fazer visitas ao Hospital e conversará com os munícipes porque essa é a obrigação do Vereador. O Presidentes Marquinhos afirmou que irá cobrar do Sr. Gilson mais melhorias no atendimento à população no pronto atendimento como na ala particular.
Publicado em: 24 de abril de 2015
Publicado por: Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Não Especificado
O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...
Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...
Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...
No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.5 | Desenvolvido por: Sino Informática.