Durante a 33ª Sessão Ordinária, ocorrida em 04 de novembro, fizeram uso da Tribuna Livre os senhores Rosana Reis, Diretora Escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu – APAE, e Reinaldo Barbieri Neto, Gestor da referida instituição, os quais abordaram temas relacionados à educação especial e à defesa das escolas mantidas pela APAE no município.
A Rosana Reis destacou o histórico de 58 anos de atuação da APAE de Itu, ressaltando o compromisso da entidade com a educação, inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Esclareceu que as escolas de educação especial integram o sistema educacional brasileiro, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), enfatizando que o trabalho pedagógico da instituição segue o Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular, adaptados ao currículo funcional natural, voltado à promoção da autonomia e ao desenvolvimento integral dos alunos.
Informou ainda que a escola atende aproximadamente 135 alunos, e que, considerando as demais áreas de atuação da APAE (saúde, assistência social e gestão) são cerca de 200 pessoas beneficiadas, com atendimento gratuito realizado por equipe técnica especializada.
Na sequência, Reinaldo reforçou as considerações apresentadas e solicitou o apoio do Poder Legislativo para a sustação ou revogação do Decreto Federal nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. De acordo com o orador, o referido decreto impõe matrícula obrigatória de estudantes com deficiência em classes comuns, desconsiderando a diversidade de necessidades educacionais e ferindo o direito das famílias à livre escolha da modalidade de ensino.
Apontou, ainda, que a medida pode resultar em evasão escolar, fragilização da rede especializada e prejuízos à continuidade dos atendimentos prestados pelas APAEs.
Por fim, ambos os representantes defenderam que a inclusão escolar deve estar pautada no princípio da equidade, com políticas públicas que assegurem condições adequadas, estrutura física, formação profissional e respeito às particularidades de cada estudante, reafirmando o compromisso da APAE de Itu com os valores de educação, inclusão e dignidade.
Para conferir a Tribuna Livre na íntegra, clique aqui.
Para saber mais sobre o trabalho da Apae de Itu, acesse www.apaeitu.org.br
Publicado em: 06 de novembro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Realizada em 09 de dezembro, a 38ª Sessão Ordinária de 2025 contou com a presença de todos os vereadores que integram a Câmara de Itu. Na Ordem do Dia, e em discussão única, dois projetos de conce...
Na noite da última segunda-feira, 08 de dezembro, a Câmara de Itu promoveu a entrega do Título de Cidadania Ituana à Pastora Sandra Aparecida de Souza Alves. Nascida em Porto Feliz/SP, Pastora San...
Na tarde da última quinta-feira, 04 de dezembro, a vereadora Balbina de Paula Santos realizou a entrega informal do Título de Cidadania Ituana à Dra. Norma Noriko Yamamura Honda. Residente em Itu h...
Na noite da última quarta-feira, 03 de dezembro, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu a cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana ao Pastor Douglas Iran Raymundo Sa...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.19 | Desenvolvido por: Sino Informática.