Notícias

Tribuna Livre: Vigilância Epidemiológica esclarece dúvidas sobre Febre Amarela


A convite do Presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde), a 2ª Sessão Ordinária de 2018, realizada na última quinta-feira, dia 15 de fevereiro, recebeu a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itu (VIEP), Lúcia Helena, que fez uso da Tribuna Livre para esclarecer dúvidas acerca da vacinação contra Febre Amarela.

Vacinação

A vacinação está acontecendo de segunda a sexta-feira nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 7h às 17h, nos Pronto Atendimento Municipais (PAMs) do Parque Industrial e Vila Martins das 7h às 22h, no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM I), no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM II), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), no Centro de Referência da Mulher (CRM) e no Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime), das 8h às 12h.

É realizado um processo de triagem e o tempo de permanência de quem está procurando a vacina gira em torno de 20 minutos. Caso a pessoa seja idosa e possua alguma restrição, pode ser solicitada uma avaliação médica antes de tomar a vacina.

Crianças menores de 09 meses, mulheres que amamentam bebês com menos de 06 meses, gestantes, portadores de doenças imunossupressoras, pessoas em tratamento de câncer e transplantados não podem tomar a vacina.

Casos de Febre Amarela confirmados

As confirmações de casos são realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz. O primeiro caso, um homem de 26 anos, morador da Cidade Nova, que veio a óbito. O paciente foi atendido em Indaiatuba e já se sabe que ele contraiu a doença em Mairiporã, cidade que vive surto da doença.

O segundo caso, de um homem de 33 anos, morador do Rancho Grande, ainda está sendo analisado para confirmação do local de contágio. Este segundo paciente está recuperado e já retomou suas atividades.

Reação à Vacina

A profissional explicou que existe a reação à vacina, que são sintomas leves e mais comuns, e o chamado evento adverso grave, caso que pode levar à morte. A média de evento adverso grave é de um caso a cada um milhão de doses aplicadas. Já a taxa de letalidade da doença em humanos no estado de SP está em torno de 38%. São 63 casos da doença confirmados em humanos no estado. Ou seja, o risco de morte é maior pelo contágio do que pela vacina.

Morte de Macacos

Os macacos encontrados mortos em Itu são encaminhados para a Universidade de Sorocaba (Uniso), que realiza a necropsia e encaminha o material para o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelo diagnóstico da doença. Oito macacos foram encontrados mortos na cidade; seis casos deram negativo para febre amarela e os outros dois ainda estão sendo analisados. Até o momento, não há morte de macacos em virtude de febre amarela confirmadas em Itu.

Sintomas

Questionada pelo Vereador Wilson da Farmácia sobre os sintomas da doença, Lúcia informou que os primeiros sintomas são febre, mal estar, dor de cabeça e sintomas hemorrágicos, que duram de três a quatro dias. Após esse período, a doença entra em remissão; os sintomas somem e o quadro melhora ou se agrava.

Apenas pelos sintomas é difícil diagnosticar a doença, que pode ser confundida com dengue, leptospirose, virose e até mesmo hepatite A, por isso o diagnóstico só é confirmado através do exame laboratorial, que demora cerca de 25 dias para ficar pronto.

Cronograma

A especialista explicou que houve uma convocação do Governo do Estado no dia 18 de dezembro quando foi solicitada uma ação de intensificação por conta da morte de macacos em cidades próximas, como Mairinque, São Roque e Sorocaba. Neste primeiro momento, a recomendação era a vacinação de moradores e trabalhadores do ‘corredor ecológico’, que estão próximos às regiões de mata, além de pessoas que viajariam para áreas de risco.

Já no dia 28 de dezembro, houve uma nova convocação, na qual foram apresentados estudos que mostravam que o vírus chegaria ao município de Itu. A partir deste momento, foi realizada uma intensificação da vacinação em áreas limitadas, especialmente nos bairros Cidade Nova, Vila Martins, Novo Mundo, Portal do Éden e Potiguara.

Em 05 de fevereiro, Itu e todas as 20 cidades da Regional de Saúde de Sorocaba passaram da classificação de “área de intensificação” para “área de campanha”. Isso significa que a vacinação passou a ser aberta para toda a população.

No dia 08 de fevereiro, a campanha de vacinação começou e, no mesmo dia, houve a confirmação de dois casos da doença em moradores da cidade.

Os dados apresentados por Lúcia apontam que 40 mil pessoas já foram vacinadas na cidade, resultado obtido graças à intensificação da vacinação durante o feriado de carnaval. A expectativa é de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 85% da população até março.

Lúcia enfatizou o trabalho da Secretaria de Saúde aliado ao VIEP, ao Departamento de Controle de Vetores e ao Centro de Controle de Zoonoses é fundamental para a prevenção da doença.


Outras Notícias

Fique por dentro

O Presidente Manoel Monteiro Gomes e o primeiro-secretário da Câmara, Benedito Roque Moraes, entregaram ao prefeito em exercício, Dr. Caio Gaiane, à secretária de finanças da Prefeitura, Geórgia Au...

Leia Mais

Eleita Mesa Diretora para 2019

14 de dezembro de 2018

Realizada na manhã de 14 de dezembro de 2018, a Sessão Especial de Eleição da Mesa Diretora de 2019 contou com a apresentação de duas chapas. A chapa vencedora foi eleita por 08 votos a 05. O manda...

Leia Mais

  Na noite de 03 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Bispo João Batista Jorge. Nascido em Pedregulho, interior de São...

Leia Mais

No dia 10 de dezembro, segunda feira, às 15h, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI), promove mais uma edição do ‘Café com Vereador’. Desta vez, quem irá recepcionar a sociedade civil para um bate...

Leia Mais