Notícias

Confira as proposituras votadas na 14ª Sessão Ordinária


Realizada na tarde da última terça-feira, 12 de maio, a 14ª Sessão Ordinária de 2021 contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo Ituano.

Em virtude da fase de transição do Plano SP de flexibilização da quarentena, os trabalhos foram realizados presencialmente e sem público, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Itu.

Na Ordem do Dia, foram votadas as seguintes proposituras:  

2ª Discussão

O  Projeto de Lei Nº 29/2021, proposto pelos vereadores Dr. José Galvão, Maria do Carmo Piunti, Eduardo Ortiz, Patrícia da ASPA e Donizetti André, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da inserção de mensagem na contra capa do carnê do IPTU (Imposto Territorial Urbano), a especificação dos contribuintes que têm direito à isenção, foi aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei Nº 34/2021, que institui o dia 23 de março, como o “Dia em memória aos falecidos em decorrência da Covid-19”, proposto pelo vereador Luisinho Silveira, foi aprovado com um voto contrário.

1ª Discussão

Quatro Projetos de Lei (PL) estiveram em pauta para a primeira discussão e votação em Plenário. Todos foram aprovados por unanimidade. São eles:

  • PL Nº 35/2021, de autoria do prefeito Guilherme Gazzola, que "autoriza o Executivo Municipal a transferir recursos financeiros às organizações da sociedade civil, e dá outras providências”.
  • PL Nº 37/2021, proposto pelo vereador Dr. Marcos Moraes, que “Altera dispositivos da Lei Municipal Nº 891, de 10 de dezembro de 2007, que declara de Utilidade Pública a Igreja Evangélica Rocha de Israel”.
  • PL Nº 41/2021 proposto pelo prefeito Guilherme Gazzola, que "Autoriza o Executivo Municipal a receber em doação o imóvel pertencente à Cerâmica 3M Ltda., para fins de implantação de via pública, e dá outras providências".
  • PL Nº 42/2021, proposto pelo vereador Douglas Boschetti, que denomina a atual “Rua 15A" no Residencial Parque América como “Rua Rafael de Oliveira Guerra”.

Adiamento

O Projeto de Lei Nº 33/2021, proposto pelo prefeito Guilherme Gazzola, que “Dispõe sobre as normas gerais do sistema de transporte público coletivo no município da Estância Turística de Itu, autoriza sua delegação por concessão, e dá outras providências" e que entraria em Plenário em segunda discussão, foi adiado para a próxima Sessão Ordinária a pedido do vereador e líder do prefeito, Mané da Saúde, para estudo das emendas apresentadas à propositura.

No total, foram apresentadas dez emendas. Cinco propostas pela vereadora Maria do Carmo Piunti; uma de autoria dos vereadores Eduardo Ortiz, Dr. José Galvão, Maria do Carmo Piunti e Patrícia da ASPA; três emendas apresentadas pelo vereador Eduardo Ortiz; e uma proposta assinada por Dr. José Galvão e Patrícia da ASPA.

Os Projetos de Lei aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do prefeito de Itu. Já as proposituras aprovadas em 1ª discussão, bem como o PL e emendas adiadas, seguem para nova discussão na 15ª Sessão Ordinária, a ser realizada na próxima terça-feira, dia 18 de maio, a partir das 16h, com transmissão pela TV Câmara Itu.

Palavra Livre

Fizeram uso da Palavra Livre os seguintes vereadores:


Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realiza a 5ª Sessão Extraordinária de 2025 na próxima quinta-feira, 16 de outubro, a partir das 18h30, no Plenário da Câmara. Em pauta, o Projet...

Leia Mais

Realizada em 14 de outubro, a 30ª Sessão Ordinária de 2025 contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo Ituano. Na Ordem do Dia e em primeira discussão, foram votados qu...

Leia Mais

Durante a 29ª Sessão Ordinária, realizada em 07 de outubro de 2025, André Luiz Miziara Costa, teólogo e representante da Comissão em Defesa da Vida – Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional do...

Leia Mais

Aconteceu no dia 07 de outubro, a 29ª Sessão Ordinária de 2025 contou com a presença de todos os vereadores de Itu. Na Ordem do Dia e em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 28/202...

Leia Mais