Notícias

Estudantes da EE Regente Feijó participam de palestra sobre feminicídio promovida pelo ILI


Na tarde da última sexta-feira, dia 18 de novembro, o Instituto do Legislativo Ituano – ILI recebeu três turmas do 9º ano da Escola Estadual Regente Feijó participaram de uma palestra sobre Feminicídio proferida pela advogada e diretora de Proteção Básica da Prefeitura de Itu, Dra. Ísis Paloma Carneiro. Os vereadores Dr. Marcos Moraes e Patrícia da ASPA  também participaram da atividade e responderam questionamentos dos estudantes.

A atividade foi proposta dentro da disciplina de Geografia, para compreender a construção da geografia do feminicídio no Brasil a partir de uma reportagem em vídeo produzida em 2022.

Além da apresentação de dados e leis fundamentais para punição e prevenção do feminicídio, a palestrante também explicou aos jovens os canais de denúncia e tipos de violência contra a mulher.

A servidora responsável pelo ILI, Graziela Primiani, também realizou uma apresentação para explicar aos jovens como a Câmara pode atuar no combate à violência contra a mulher, e apresentou leis municipais que versam sobre a temática.

O Instituto do Legislativo Ituano atende grupos estudantis para palestras mediante solicitação dos professores. Para solicitar, o professor deve encaminhar o pedido para o e-mail ili@camaraitu.sp.gov.br.

 

Sobre o Feminicídio

O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ser mulher ou em decorrência de violência doméstica.

A lei 13.104/15, conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo o feminicídio como um qualificador do crime de homicídio.

 

Para denunciar crimes de violência contra a mulher:

Ligue 190 – Polícia Militar

Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência, pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local para o atendimento. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.


Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realiza a 5ª Sessão Extraordinária de 2025 na próxima quinta-feira, 16 de outubro, a partir das 18h30, no Plenário da Câmara. Em pauta, o Projet...

Leia Mais

Realizada em 14 de outubro, a 30ª Sessão Ordinária de 2025 contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo Ituano. Na Ordem do Dia e em primeira discussão, foram votados qu...

Leia Mais

Durante a 29ª Sessão Ordinária, realizada em 07 de outubro de 2025, André Luiz Miziara Costa, teólogo e representante da Comissão em Defesa da Vida – Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional do...

Leia Mais

Aconteceu no dia 07 de outubro, a 29ª Sessão Ordinária de 2025 contou com a presença de todos os vereadores de Itu. Na Ordem do Dia e em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 28/202...

Leia Mais