Notícias

Tribuna Livre: Vigilância Epidemiológica de Itu esclarece dúvidas sobre Covid-19


Com objetivo de manter a população bem informada a respeito da situação de Itu em relação ao Covid-19, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itu, Lúcia Helena Rubira Pacífico, fez uso da Tribuna Livre na 8ª Sessão Ordinária de 2020, realizada na tarde de 23 de março de 2020.

Lúcia declarou que os pacientes estão sendo monitorados por profissionais de saúde e permanecem isolados.  De acordo com o Boletim do Coronavírus Nº 07, divulgado pela Prefeitura de Itu no fim da tarde desta segunda-feira (23), o município possui 80 casos suspeitos, 06 casos descartados e nenhum confirmado de Covid-19.

A respeito de um óbito ocorrido na cidade de Salto de uma mulher de 35 anos portadora de Lúpus, a profissional esclareceu o caso está sendo monitorado por se tratar de uma morte por insuficiência respiratória, bem como o óbito de um paciente com mais de 80 anos ocorrido em Itu pela mesma razão, mas não se sabe ainda se os pacientes tinham Covid-19.

Realização de exames de Covid-19

A enfermeira esclareceu que hoje todo o país encontra-se em situação de epidemia e que não é viável realizar exames em todas os pacientes que chegam às unidades de saúde com sintomas leves.

O Instituto Adolfo Lutz, responsável pela realização dos testes de casos suspeitos, atende todos os municípios do Estado de São Paulo, o que inviabiliza a realização de exames em todos os casos suspeitos.

Desde 17 de março, estão sendo testados apenas casos graves e moderados. A única exceção são os profissionais de saúde que tenham suspeita de Covid-19.

Panorama

Estima-se que 80% dos casos de Covid-19 apresentarão sintomas leves, quando a orientação é de hidratação e isolamento por 14 dias, medidas que se mostraram eficazes em países que já estão passando pela epidemia há mais tempo.

15% dos casos devem ter sintomas moderados, quando pode ser necessária a internação, e 5% dos infectados desenvolverão a forma mais grave da doença. 

A profissional enfatizou que a Secretaria de Saúde tem adotado as medidas necessárias para evitar o colapso na área da saúde. No momento Itu conta com 20 leitos de UTI no Hospital São Camilo. Outros 09 leitos estão sendo preparados no Hospital Municipal.

“Não é momento para alerde, não há necessidade de pânico, os serviços de saúde estão preparados”, declarou a enfermeira, que também ressaltou o importante papel da equipe de segurança que está de prontidão nas ruas.

Internação social

Lúcia esclareceu ainda que existe critério social para a internação de alguns pacientes que não possuem quadro clínico grave, quando estes estão em situação de vulnerabilidade e não possuem condições de realizar o isolamento social.

Informações falsas

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica aproveitou a oportunidade para alertar sobre informações falsas que circulam em redes sociais e desmentiu um áudio que dizia que apenas o exame de ressonância magnética seria capaz de detectar sintomas de Covid-19.

Velórios e UTI

Pacientes que estão na UTI estão proibidos de receber visitas.

Qualquer velório que ocorra no Município de Itu tem duração máxima de duas horas e com autorização de presença de até dez pessoas na sala.  No caso de uma morte suspeita por Covid-19, não haverá velório. Lúcia lamentou a situação, mas afirmou que as medidas se fazem necessárias para evitar riscos de contaminação.

Canais Oficiais

A profissional orientou a utilização da página oficial do Ministério da Saúde https://coronavirus.saude.gov.br/, que é a mais atualizada a respeito dos casos.

O telefone 136, o “Disque Saúde” do Ministério da Saúde também pode ser utilizado para obtenção de informações.

Campanha de Vacinação

Lúcia Helena aproveitou a oportunidade para falar a respeito da Campanha de Vacinação contra gripe, que teve início hoje (23). Medidas de prevenção à disseminação do coronavírus estão sendo adotadas na campanha.

Nesta primeira fase da campanha, pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde devem ser imunizados. Os demais grupos terão acesso à vacina conforme calendário do Ministério da Saúde.

Lúcia também agradeceu à Câmara de Itu que disponibilizou quatro de seus veículos para uso da Secretaria de Saúde.

Pessoas com problemas de mobilidade devem procurar  o CAIME (Centro de Convivência da Melhor Idade) – Telefone: 4013-2017 – ou o Serviço de Atenção Domiciliar – Telefone: 4850-8221. A Secretaria de Saúde irá atender as demandas de acordo com a prioridade clínica, ou seja, casos que envolvam maior risco terão prioridade.

ATUALIZAÇÃO: os estoques de vacina contra gripe se esgotaram no município. A Prefeitura de Itu deverá informar quando novas doses estiverem disponíveis.  


Outras Notícias

Fique por dentro

Realizada na sexta-feira (22/11), devido à interrupção de energia elétrica programada pela CPFL na última terça-feira (19/11), a 35ª sessão ordinária de 2024 contou com a presença de todos os verea...

Leia Mais

Na noite da última quinta-feira (21/11), a Câmara de Vereadores de Itu realizou a cerimônia de outorga da Medalha e Diploma “Zumbi dos Palmares”, concedida a Benedito Juarez Rodrigues que, devido a...

Leia Mais

A Câmara de Itu recebeu, na noite da última terça-feira, 12 de novembro, os estudantes de Relações Internacionais da Faditu para uma visita monitorada pela Casa de Leis. A atividade foi conduzida...

Leia Mais

Excepcionalmente, 35ª sessão ordinária de 2024 será realizada na sexta-feira, dia 22 de novembro   Na última terça-feira (12/11), a Câmara de Vereadores de Itu realizou a 34ª sessão ordinária de...

Leia Mais