A 3ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi realizada na última terça-feira, dia 19 de fevereiro, e contou com a presença de todos os vereadores.
Na Ordem do Dia, estava o Projeto de Decreto Legislativo Nº 1/2019, de autoria do Vereador Rodrigo Macruz, que concede o título de Cidadão Ituano ao senhor Alberto Pacheco Fay. A propositura foi aprovada por unanimidade em única discussão.
2ª Discussão
O Projeto de Lei Nº 7/2019, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura a sair do ‘Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Tietê – CISA Vale do Tietê’, foi aprovado por unanimidade. Na justificativa do projeto, o prefeito explica aos vereadores que houve dificuldades econômicas e falta de volume para que os descontos fossem expressivos, inviabilizando o consórcio. Sendo assim, a formalização de saída se faz necessária através do Legislativo Municipal.
Também em 2ª discussão estavam três projetos de autoria do prefeito Guilherme dos Reis Gazzola, que autorizam a prefeitura a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal para a execução de diferentes programas. São eles:
Todos os projetos aprovados em segunda discussão seguem para a sanção do prefeito.
1ª Discussão
Denominação de via: o PL Nº 1/2019, de autoria do vereador Luciano Alves Ribeiro (Luciano do Secom), que “dispõe sobre a denominação de via pública na Estrada Municipal Itu 462” (Estrada Municipal Nelson Daldon), e o PL Nº 2/2019, proposto pelo vereador Givanildo Soares da Silva (Giva), que "dispõe sobre a denominação de via pública localizada no Loteamento Residencial Saint Paul" (Rua Humberto Iarussi), foram aprovados por unanimidade.
O PL Nº 4/2019, proposto por Rodrigo Macruz, que cria o programa “Horta Comunitária” no município, foi aprovado por unanimidade. A ideia é utilizar espaços e terrenos públicos para o projeto, que deverá ficar a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Oriundo do projeto Vereador Mirim, desenvolvido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI), o PL Nº 5/2019, de autoria do Vereador Thiago Gonçales, que visa criar a olimpíada "Berço do Saber"; uma competição escolar a ser desenvolvida pela Câmara, foi aprovado por unanimidade. A ideia do Projeto de Lei foi incialmente apresentada e debatida pela Vereadora Mirim Thamires Vitória dos Santos Furtado, aluna da Escola Estadual Regente Feijó.
O último projeto em pauta foi o PL Nº 6/2019, proposto pelos vereadores Dr. José Galvão Moreira Filho, Dr. Benedito Roque Moraes, que institui a campanha "Janeiro Branco", dedicada à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, que também foi aprovado por unanimidade.
Todos os projetos de lei em 1ª discussão segue para 2ª discussão na 4ª Sessão Ordinária, a ser realizada na próxima terça-feira, 26 de fevereiro, a partir das 16h.
Para conferir na íntegra todos os projetos, clique aqui.
Publicado em: 20 de fevereiro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 30ª Sessão Ordinária de 2025, realizada em 14 de outubro, o senhor Vicente Mário Martini Auler, diretor de expansão do Hospital Amaral Carvalho, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre...
Ocorreu na noite da última quarta-feira, dia 15 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores de Itu, a 1ª sessão ordinária dos Vereadores Mirins da legislatura de 2025. Na ocasião, os projetos e...
Na manhã desta quinta-feira (16/10), a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou audiência pública para demonstração e discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. A Lei O...
A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realiza a 5ª Sessão Extraordinária de 2025 na próxima quinta-feira, 16 de outubro, a partir das 18h30, no Plenário da Câmara. Em pauta, o Projet...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.19 | Desenvolvido por: Sino Informática.